Homens e mulheres interessados na carreira do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) devem ficar atentos: os editais para o novo concurso da corporação já foram publicados.
O prazo para as inscrições será aberto no próximo mês, a partir de 22/7, e vai até 23/8/2024. O processo será realizado via site: www.idecan.org.br.
Vagas
Os editais são para os cursos de Formação de Oficiais (CFO), Formação de Soldados e de Soldados (CFSd) e Especialistas (CFSd Especialistas).
Também foi publicado o edital para o Estágio Preparatório de Saúde (EPOSau).
Ao todo, serão oferecidas 329 vagas para atuar como bombeiro militar em Minas Gerais.
De forma geral, o ingresso na instituição exige requisitos comuns para todos os editais, como possuir idoneidade moral; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica; ter sanidade física e mental.
Atualmente, em cumprimento a Lei Complementar nº 168/23, também é exigido o nível de escolaridade superior e CNH ou permissão para dirigir, no mínimo categoria B.
O que muda neste ano?
Para o concurso do CFO 2025, será exigido a titulação de nível superior de escolaridade, na modalidade de bacharelado ou de licenciatura, ou seja, não há restrição de curso.
Já para o CFSd 2025 será exigido a titulação de nível superior de escolaridade, sendo o curso superior bacharelado, licenciatura, tecnólogo, sequencial.
Para o CFSd Esp (mecânicos, desenvolvedor e técnico em telecomunicações), os candidatos deverão possuir curso de nível superior em qualquer área, e também, o curso técnico na área da especialidade a qual concorre.
Para o cargo de músico, os candidatos deverão possuir apenas curso de nível superior em qualquer área.
Finalmente, para o EPOSau, o interessado deve ter curso de graduação relacionado à categoria profissional para qual concorre, e possuir inscrição ativa da categoria Enfermeiro no Conselho Regional de Enfermagem ou na categoria de Psicologia no Conselho Regional de Psicologia da respectiva unidade federativa vinculada.
Inscrição
O valor da inscrição é R$ 220 para o CFO 2025 e EPOSau 2025 e as provas ocorrerão no dia 22/9/2024.
O CFSd e CFSd Especialista têm a inscrição no valor de R$ 101 e as provas serão aplicadas no dia 29/9/2024.
Ampla concorrência
Outra novidade é a ampla concorrência em todos os três concursos, ou seja, não haverá delimitação para as vagas femininas. Contudo, as provas físicas permanecem com tabelas diferenciadas para homens e mulheres.
NOVOS RADARES Motoristas de Belo Horizonte devem ficar atentos: 22 novos radares de trânsito serão instalados em pontos estratégicos da capital mineira.
CHRISTIANO XAVIER Assembleia aprova projeto do deputado Delegado Christiano Xavier que garante mais recursos para a segurança
50 ANOS Decisão Contabilidade celebra 50 anos com evento no Cine Theatro Brasil Vallourec
COLUNA MG Destinos mais procurados em Minas
TROCA GRATUITA Troca gratuita de parabólica por antena digital chega a 100% dos municípios mineiros
CRISE CLIMÁTICA ALMG lança Prêmio de Inovação para Enfrentamento da Crise Climática em Minas Gerais Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
