Na última quarta-feira, dia 14, os deputados aprovaram em segundo turno um projeto de autoria do Deputado Estadual Delegado Christiano Xavier (PSD), que autoriza empresários e comerciantes a destinarem até 5% do que precisam pagar de ICMS, para o investimento em segurança pública.
O autor do projeto destacou a importância dessa nova legislação para o estado, principalmente no momento em que os índices de violência têm aumentado em Minas Gerais:
“Essa semana o Ipea publicou o novo Atlas da Violência, e infelizmente, os números em nosso estado não são bons. Os índices de homicídios, da violência contra as mulheres e contra os idosos aumentaram muito nos últimos anos. A aprovação desse projeto significa nossa resposta objetiva no enfrentamento da criminalidade.”
Christiano Xavier se inspirou na legislação do estado do Rio Grande do Sul, onde esse programa já funciona e gera resultados impressionantes. “Mais de 1.000 empresas já participam do programa, totalizando R$ 219 milhões em novos investimentos em armamentos, viaturas e fortalecimento das forças de segurança em 238 municípios. Chegou a hora de implantarmos essa “Lei Rouanet da Segurança Pública” em nosso estado!” afirmou o Deputado, que também é Delegado de Polícia e Vice-Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.
O texto desse PL 778/2023, que cria do PISEG – Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado de Minas Gerais - segue agora para a sanção do governador do estado.
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 12° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 28°
Tempo limpo