A saúde dos servidores estaduais de Minas Gerais inicia uma nova fase! Entra em vigor nesta quarta-feira (9/4) a Lei nº 25.143 de 8 de janeiro de 2025, que vai gerar mudanças significativas para a assistência à saúde oferecida pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) . Com a nova lei, o Ipsemg dá um passo decisivo rumo ao fortalecimento de sua gestão financeira e à ampliação da sua rede assistencial a de atendimento, beneficiando milhares de servidores mineiros e seus familiares.
De acordo com o presidente do Ipsemg, André dos Anjos, as alterações representam um marco para a história da Instituição. “Esta Lei garante um futuro com mais recursos e maior oferta de serviços de saúde para os beneficiários em todo o estado”, destaca.
Com as novas medidas, o Instituto estima um aumento na arrecadação de aproximadamente R$ 584 milhões. Esse recurso será utlizado para quitar parte das despesas de 2024, reformar a Ala B do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), e cerca de R$ 221,5 milhões serão destinados diretamente à ampliação da rede credenciada em 2025 — um crescimento expressivo de 26% em relação ao ano anterior.
Essa transformação e o trabalho rumo à ampliação dos atendimentos já começou. Em fevereiro, o Ipsemg publicou quatro editais para a contratação de novos serviços em todas as regiões de Minas. A expectativa é de que, com esses editais, os beneficiários passem a contar com um número maior de hospitais, laboratórios, ambulatórios e clínicas médicas e odontológicas credenciadas.
As mudanças trarão impactos diretos para os beneficiários ao longo do ano. O Instituto está trabalhando para que a média anual de consultas por beneficiário passe de 1,7 para 2, os exames de 13 para 15 por beneficiário ao ano, e o número de internações deverá subir de 6,6 para 9,5 a cada 100 beneficiários ao ano. Parâmetros que evidenciam o compromisso do Ipsemg em ampliar o acesso e proporcionar mais cuidado aos seus beneficiários.
Na Rede Própria, também estão previstas melhorias estruturais e operacionais. O Centro de Especialidades Médicas (CEM) terá sua capacidade de atendimento ampliada em até 1.000 novas consultas no mês. No HGIP, será dada continuidade a reforma da Ala B e iniciada a reforma do espaço dedicado ao serviço de endoscopia. Além disso, estão programadas a aquisição de novos equipamentos para modernizar o atendimento do hospital, como a compra de um novo tomógrafo. O atendimento ao paciente externo no laboratório do HGIP será retomado, e uma nova unidade de coleta será instalada no CEM. Todas essas melhorias serão acompanhadas pela contratação de novos profissionais, o que garante mais qualidade, agilidade e eficiência nos atendimentos.
Com essa nova fase, o Ipsemg reafirma sua missão de zelar por quem cuida de Minas, ou seja, a valorização dos servidores públicos de Minas Gerais, celebrando um momento histórico de expansão, modernização e cuidado com a saúde de milhares de beneficiários.
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
