Cinco anos após a confirmação do primeiro caso de covid-19 em Minas Gerais, o Estado colhe os frutos das ações implementadas durante a maior crise sanitária global. O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) , adotou medidas estratégicas que garantiram assistência à população durante a pandemia e deixaram um legado duradouro para o sistema público de saúde.
“O enfrentamento da pandemia exigiu esforços inéditos, mas também impulsionou melhorias permanentes na saúde pública. Fizemos um grande trabalho aqui em Minas Gerais e tivemos, por exemplo, a menor letalidade dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste relacionados à covid”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
“Tivemos momentos difíceis, com dificuldades de compra de máscaras e insumos básicos, mas conseguimos fazer a gestão correta e não faltou nem oxigênio e nem medicamentos para intubação, por exemplo. Hoje, temos um SUS mais estruturado, acessível e preparado para desafios futuros, consolidando um legado de inovação, eficiência e compromisso com a vida dos mineiros”, celebra.
Vacinação e infraestrutura reforçada
A vacinação foi essencial para o enfrentamento da pandemia. As doses recebidas foram distribuídas aos 853 municípios, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar , garantindo acesso universal ao imunizante. Para viabilizar esse processo, a SES-MG recebeu ainda 707 câmaras de conservação e modernizou a Central Estadual da Rede de Frio e suas unidades regionais.
Até fevereiro de 2025, mais de 62 milhões de doses foram aplicadas, incluindo a vacina bivalente.
Ampliação de leitos e assistência qualificada
Durante a pandemia, Minas Gerais reorganizou os fluxos de atendimento e expandiu a capacidade hospitalar. Em dezembro de 2019, o estado contava com 30.400 leitos SUS, número que cresceu para 33.497 até janeiro de 2025.
As 13 Centrais Regionais de Regulação Assistencial otimizaram o atendimento a pacientes com covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No período entre março de 2020 e março de 2023, mais de 340 mil internações foram realizadas nesses casos.
Os hospitais que mantiveram leitos durante o período emergencial receberam R$ 890,4 milhões. Além disso, foram investidos R$ 45,8 milhões para custear ações e serviços de saúde e doados 7.837 equipamentos hospitalares e 187 veículos para 660 municípios. Outros 1.613 equipamentos e 12 veículos foram cedidos, com um investimento de R$66 milhões.
Fortalecimento das redes de urgência e emergência
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) foram modernizadas e receberam reforço estrutural, além de contarem com um investimento de R$ 7,6 milhões para suporte ventilatório. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também teve papel crucial no atendimento pré-hospitalar, com um aporte de R$ 10 milhões para fortalecimento das estruturas macrorregionais.
O transporte inter-hospitalar, realizado pelo Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav) e pelo Comando de Aviação do Estado (Comave), garantiu a transferência rápida de pacientes graves. Para a operacionalização do serviço, foram investidos mais de R$179 mil.
Vigilância epidemiológica estruturada
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-MG) monitorou casos e óbitos, coordenou situações de crise, elaborou planos de contingência e ofereceu suporte ininterrupto aos municípios.
Para o diagnóstico de covid-19, foi criada uma rede descentralizada com 23 laboratórios parceiros. O Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen-MG) também expandiu sua capacidade, processando mais de duas mil amostras diárias, dez vezes a inicial.
Em julho de 2021, foi criado o Observatório de Vigilância Genômica, que segue em operação monitorando novas variantes da covid-19 e outros agentes virais.
Transparência e tecnologia na gestão da saúde
A adoção de tecnologias digitais garantiu transparência e eficiência na gestão da pandemia. O Painel de Monitoramento e o Vacinômetro informavam em tempo real os dados da doença e da cobertura vacinal. Além disso, aplicativos e sistemas digitais integrados permitiram a notificação ágil de casos e aprimoraram o monitoramento epidemiológico.
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
