Em uma tarde ensolarada de junho, a praça recém-construída em Sabará foi oficialmente nomeada em homenagem a um dos seus filhos mais ilustres: Hélio dos Santos, carinhosamente conhecido como "Hélio do Siderúrgica". Essa homenagem é um tributo à vida de um homem que, tanto dentro quanto fora dos campos de futebol, deixou uma marca indelével na história da cidade. E para contar um pouco desta história Folha de Sabará conversou com as filhas Raquel e Regina que ao enviar a história nos surpreendeu com a alegria e amor que a história foi escrita.
Dedicação e Amor
Hélio nasceu em 16 de novembro de 1926, em General Carneiro. Ainda jovem, mudou-se para Belo Horizonte, onde morou na Rua Capitão Bragança, no bairro Horto. Em 1947, retornou a Sabará para jogar no Esportet Clube Siderúrgica, um dos momentos mais significativos de sua carreira.
Além de brilhar nos gramados, Hélio trabalhou na modelagem da Companhia Belgo-Mineira até sua aposentadoria em 1973.
Foi durante esse período que conheceu Marcila, filha de Pedro Lúcio e Pipia. O casal selou seu amor em abril de 1955, em um casamento junto com seu irmão Edson e Luciomar (Guinha) e foi um acontecimento que deu o que falar, dois irmãos casando com duas irmãs no mesmo dia, um registro memorável na história da família.
O Rei da Pelota
Hélio teve uma carreira cheia de momentos memoráveis. Ele jogou na seleção mineira, marcou o lendário Garrincha e foi reserva do Haroldo na seleção brasileira. Era conhecido como "o rei da Pelota" por suas habilidades excepcionais no futebol.
Fora dos campos, Hélio era um homem espirituoso e carismático, sempre pronto para uma boa risada. Um episódio que demonstra bem sua personalidade aconteceu quando ele conheceu uma colega de faculdade de sua filha, Renata. Hélio tentou, em vão, lembrar o nome da jovem Mercês, chamando-a carinhosamente de "sobrinha". Após muitas tentativas frustradas, Renata sugeriu uma associação com a Igreja de Sabará. Apesar da ajuda, Hélio acabou chamando-a de "Ducarmo", um nome que ficou.
Uma vida de música e política
Além do futebol, Hélio tinha outras paixões. Ele era um grande admirador de Elvis Presley e Chico Buarque, e frequentemente cantava músicas censuradas pela ditadura militar. Em casa, ele debatia fervorosamente sobre política e incentivava suas filhas a seguir essa carreira, apesar da falta de interesse delas.
Para Hélio, a música mais bonita era "Silvia", de Elvis Presley, seguida de "Rosa", de Pixinguinha. Ele sempre discutia os resultados dos festivais de música, questionando, por exemplo, a vitória de "Agonia" de Osvaldo Montenegro sobre "Foi Deus que fez você" de Amelinha.
Um pai e amigo inesquecível
Hélio ficou viúvo por 14 anos, mas continuou a ser um pai dedicado e presente. Faleceu no Dia dos Pais em 1995, pouco depois da formatura de suas três filhas. Raquel, Regina e Renata.
Sua vida foi um exemplo de amizade, dedicação e amor pela família.
Uma homenagem merecida
Segundo a filha Raquel a notícia da homenagem veio de forma inesperada. Amilton Rosa, um amigo de longa data, parou sua moto em frente à casa da família e trouxe a notícia: a nova praça da Siderúrgica seria nomeada "Praça Jogador Hélio dos Santos". A emoção tomou conta da família, que se sentiu honrada e grata por ver o legado de Hélio eternizado em sua cidade natal.
Hélio dos Santos morou por 30 anos na Rua Nossa Senhora do Ó, próximo à nova praça. Sua vida e seu exemplo continuam a inspirar todos que tiveram a sorte de conhecê-lo. Hoje, a Praça Jogador Hélio dos Santos é um símbolo de sua paixão pelo futebol e seu amor por Sabará.
Prefeitura de Sabará inaugura praça jogador Hélio dos Santos no bairro Siderúrgica
A Prefeitura de Sabará, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inaugurou na sexta-feira a Praça Jogador Hélio dos Santos, um novo e revitalizado espaço público localizado na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, nº 40, no bairro Siderúrgica. A praça, que promete ser um novo ponto de encontro e lazer para a comunidade, marca uma importante fase de transformações urbanas na cidade.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Wander Borges destacou a significativa mudança que o local sofreu, passando de uma área subutilizada para um espaço de convivência e lazer. “Estamos entregando mais um espaço transformado para dar vida à nossa cidade. Assim como já fizemos com outros espaços, queremos que a sociedade tenha um forte sentimento de pertencimento e cuidado com este novo local”, afirmou o prefeito, enfatizando a importância do engajamento comunitário na preservação da praça.
A Praça Jogador Hélio dos Santos oferece diversas atrações para os moradores, incluindo uma pista para caminhada, uma mini-pista de trânsito para instrução infantil, academia ao ar livre, playground e espaço para jogos. Além disso, uma área verde arborizada foi incluída no projeto, promovendo não apenas um ambiente agradável, mas também uma melhoria significativa na qualidade do ar. “As árvores e plantas selecionadas ajudam a criar um microclima mais fresco e confortável, especialmente nos dias mais quentes, tornando este espaço um ponto de encontro para pessoas de todas as idades”, destacou o prefeito Borges.
Em seu discurso, o prefeito Wander Borges reforçou a necessidade de um compromisso coletivo com a manutenção e cuidado dos espaços públicos.
Borges também mencionou os desafios enfrentados pelo país e a importância de espaços públicos bem cuidados e acessíveis para todos. “O que aconteceu recentemente no Rio Grande do Sul mostra a importância de termos um espaço que pertença a todos nós e de estarmos preparados para enfrentar desafios”, disse o prefeito, referindo-se a uma conversa que teve com o vice-presidente da Empresa Pública de Urbanização (EPU), doutor Gustavo Guimarães.
Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 22°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo limpo