O problema de estacionamento na rua Intendência, Centro, e o atraso no repasse de verba para a Liga de Esportes do município foram os assuntos mais comentados durante a última reunião da Câmara, na terça-feira, 6. Os vereadores Jordam Américo, Dirlei Prates e Lucas Silva solicitaram à Gerência de Trânsito a instalação de placas de proibido estacionar no início da rua Intendência. De acordo com os parlamentares, é constante o transtorno gerado por carros que param no local e impedem a passagem de veículos pesados. O vereador Welington Duarte disse que já havia feito o pedido à gerência de trânsito e segundo ele, o gerente respondeu que ainda não foi proibido estacionar no local porque não há placas disponíveis na secretaria.
Ainda em relação ao trânsito os vereadores destacaram a importância de colocar semáforos, faixas de pedestres e redutores de velocidade em diversos pontos da cidade. Além disso, solicitaram mais atenção com o transporte público. De acordo com o vereador Cláudio do Fátima, após o aumento das passagens, o número de ônibus reduziu, principalmente nos bairros Nossa Senhora de Fátima e General Carneiro.
Com a proximidade do Dia das Mães as gestantes foram lembradas. Conceição Arruda apresentou um projeto que pretende instituir o Dia Municipal das Gestantes. O projeto tem o objetivo de colocar em pauta a valorização da gestante, cuidados necessários durante a gestação e desenvolver na mulher o amor próprio que proporcionará também ao bebê maior segurança.
O vereador Hamilton Alves solicitou ao Centro de Controle de Zoonoses do Município a realização de serviço de controle de roedores no lote localizado na rua Inglaterra, em Nações Unidas. Segundo ele, o responsável pelo Regional do bairro está fazendo o local de bota-fora e por isso está acumulando sujeira e atraindo muitos ratos, colocando em risco a população que pode contrair doenças como a leptospirose. Ele também questionou o Prefeito o motivo da arquibancada que estava no campo do Newtão ter sido levada para um sítio de propriedade particular, localizado na estrada de Sabará. E ainda pediu a convocação do presidente da Associação dos Servidores Municipais à Câmara para prestar esclarecimentos de como foi a negociação do aumento dos servidores.
O atraso no repasse de verba para a Liga de Esportes também foi muito questionado pelos vereadores. A falta de verba tem impedido a realização dos campeonatos municipais de futebol. Hamilton Alves ressaltou que algumas pessoas já lhe perguntaram por que a Câmara ainda não votou, pois ficaram sabendo que o projeto já estava na Casa, enquanto este ainda está no setor jurídico da Prefeitura. O vereador destacou que mais uma vez a responsabilidade está sendo jogada para o Legislativo e os vereadores não podem deixar isso acontecer.
O vereador Samuca informou à Folha de Sabará que o projeto de liberação da verba para a Liga entrou na Câmara na quinta-feira,8, e que os vereadores estavam se reunindo para analisá-lo.
Outro assunto debatido foi o projeto apresentado pela Prefeitura ao Legislativo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que planeja o direcionamento da verba municipal para o próximo ano. Segundo Hamilton Alves, foram colocadas na LDO questões que retiram a competência do Legislativo, ou seja, projetos que hoje têm a obrigatoriedade de passar pela votação da Câmara poderão, de acordo com a LDO, ser aprovados via decreto, apenas com o consentimento do Executivo. Ele ressaltou que apresentou emenda à LDO em que dá poder de fiscalização ao Legislativo e Ministério Público na execução de subvenção, para conferir se as metas que foram propostas pelas entidades estão sendo cumpridas.
Lucas Silva também criticou o projeto. O vereador concorda com Hamilton Alves e afirmou que a LDO apresentada enfraquece o poder do Legislativo. Ele diz que também apresentou emendas.
Welington Duarte acrescentou que em um dos artigos apresentados na LDO propõe a realização de processo seletivo para a contratação de Guarda Municipal o que é proibido, pois os guardas só podem ser contratados através de concurso.
A Guarda Municipal também foi assunto do vereador Hamilton Alves. Ele lembrou que no ano passado a Prefeitura retirou das escolas municipais esses profissionais que faziam a guarda no período noturno e ressaltou o assalto na Escola Municipal Gabriela Leite que aconteceu no último final de semana.
Outro assunto colocado em pauta pelo vereador foi o alto valor gasto pela Prefeitura com o aluguel de imóveis, que chega a R$ 400 mil por ano. O vereador agradeceu à Secretaria Municipal de Administração por ter lhe passado informações sobre imóveis alugados pela Prefeitura. Ele destacou que de acordo com o que lhe foi apresentado, o valor em alguns casos está muito acima do mercado. Hamilton cobra do prefeito uma negociação com os proprietários. O vereador salientou ainda que a Prefeitura possui alguns imóveis que estão fechados e poderiam ser usados para abrigar alguma secretaria, citou como exemplo o prédio da Rua Pedro II, onde funcionava a Biblioteca Pública. Além disso, lembrou do imóvel destinado a um telecentro, localizado na Praça do Barão, que hoje funciona como gabinete do vice-prefeito. ?Onde foi parar o telecentro??, questionou o vereador.
Esportes PM reforça a segurança em pontos de concentração de torcedores no Rio
Esportes Adversária em campo, Noruega é parceira de ações ambientais do Brasil
Esportes Torcedores se reúnem no centro de SP para assistir ao jogo do Brasil
Esportes Vôlei: Brasil é superado pela Itália, o 2º revés na Liga das Nações
Esportes Brasília inicia contagem regressiva de 1 ano da Copa do Mundo Feminina
LIGA MUNICIPAL Vila Rica vence Rio Manso e conquista primeira vitória na competição em Sabará Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 30°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
