Viver o presente é a realidade mais certa do ser humano.
O presente é o “aqui e o agora”. E essa vivência nos proporciona momentos de certezas, incerteza, alegrias, dores, vitórias e decepções. São momentos que passam, pois são sempre constantemente substituídos uns pelos outros.
Todavia, há pessoas que vivem presas ao seu passado, remoendo, revivendo e vivendo aquele tempo que não volta mais. São os saudosistas.
Outras há que se preocupam tanto com o futuro que não conseguem colocar os pés nos chão e viver o seu dia com todas as suas nuâncias. São os sonhadores.
Também há um grupo que focaliza a sua vida no presente. O passado é o passado. O futuro não interessa. Essas pessoas são as imediatistas. Não reconstroem o passado e nem se previnem para o futuro.
Afirma os especialistas em antropologia, sociologia e psicologia que a forma mais correta de se viver é estar sempre recorrendo ao passado, para analisar o modo como se vive no presente e assim construir um futuro mais saudável.
Certo ou errado! O importante é que os Idosos – oficialmente, pessoas que se situam na faixa acima dos sessenta (60) anos – estão passando e vivendo essas fases da vida. Lembranças, recordações, alegrias, dores... tudo lhes vem à mente. Família feliz, outras nem tanto; saúde abalada; abandono; falta de assistência por parte do poder público e da sociedade civil... etc... Grande maioria da população brasileira assim vive e nada mais pode fazer para construir o futuro.
Nem tudo é sol poente, muito menos acaso da vida.
Aí está o Estatuto do Idoso. É bem verdade que não está ainda sendo cumprindo em toda a sua plenitude; nem tudo “são mil maravilhas”, nem como “a nova Brastemp” mas, reconheça-se que muita coisa, “aos trancos e barrancos” tem evoluindo. Saúde, Transportes, Educação, Lazer e outras coisas mais mesmo, que lentamente, estão ao Alcance de muitos.
O Conselho Municipal do Idoso de Sabará – CMI/Sabará - está procurando fazer sua parte: acompanha as Políticas Públicas do Município voltadas para o idoso, tem se feito representar na Câmara Municipal, no melhor atendimento no transporte coletivo, nos postos de saúde, na UPA etc...
Será que a população idosa e toda a comunidade de Sabará tem acompanhado a evolução de seus direitos? Sabe onde deve procurar informações e soluções para seus problemas? Tem acompanhado as decisões do governo? Procura participar das reuniões do Conselho? Sabe onde fica a sede do Conselho? Sabe quem faz parte da Coordenação do Conselho? Muitos problemas encontram soluções eficazes no que diz respeito ao idoso, quando passam pelo Conselho.
Dia primeiro de outubro (01/10) em todo o território nacional se comemora o “Dia Nacional do Idoso”. “Que bom, temos um dia especial para nós”.
Podemos comemorar? O que temos festejar? Como você vai festejar esse dia?
Os imediatistas vão dizer que “não temos o que festejar, nem comemorar?”.
E, nós perguntamos, o que você, seus filhos, filhas, noras, genros, netos e demais familiares tem feito para fazer valer os seus, os nossos direitos? É para refletir.
Finalizando, há controvérsias quanto ao dia em que foi instituído o “Dia Nacional do Idoso”. Devido a um decreto do Presidente João Batista Figueiredo, datado de 27 de fevereiro de 1982, que criou o “Dia Nacional do Idoso”, esta data foi estabelecida como o nosso dia; depois passou para o dia 27 de setembro do ano de 1999. O presidente Lula, oficializou esse dia para 01 de outubro, em dezembro do ano de 2006. Permanece até hoje.
Assim, conclamo você, idoso, idosa, toda a população de Sabará a se preocupar para que os direitos do Idoso e da Idosa sejam respeitados.
Lembre-se:
O QUE VOCÊ FAZ PELO IDOSO, PELA IDOSA DE HOJE VOCÊ ESTARÁ PREPARANDO O SEU FUTURO.
Prof. Tupinambá Pedro - Vice-Presidente do CMI/Sabará
MOBILIDADE URBANA Prefeitura de Sabará abre pré-cadastro para transporte suplementar de passageiros
Alerta hídrico Falta de água em Sabará hoje (05/05): Copasa faz manutenção emergencial e afeta vários bairros
Avanço Coletivo Assembleia redefine mobilização e servidores aceitam propostas em Sabará
CHUVAS EM SABARÁ Temporal em Sabará deixa bairros cobertos de lama e mobiliza força-tarefa de limpeza
PERIGO DIGITAL Adolescente é localizado após possível aliciamento virtual em Sabará e caso acende alerta sobre crimes digitais contra crianças
DENÚNCIA Moradora de Sabará denuncia água suja chegando em casa e expõe novo problema no abastecimento da Copasa Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
