Na última quinta-feira, dia 17, Sabará recebeu a 4° Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento, que aconteceu no Clube Cravo Vermelho, no centro da cidade, teve como tema “Mais direitos, participação e poder para mulheres”.
A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal da Mulher e a Prefeitura Municipal de Sabará, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. A reunião contou com a presença de várias autoridades políticas da cidade como o prefeito Diógenes Fantini e o vice-prefeito Ricardinho; a delegada da Delegacia de Mulher de Sabará, Alessandra Rosa; as vereadoras Conceição Arruda e Teresinha van Stralen, além da doutora Elaine Matosinhos – vereadora e primeira delegada da Delegacia de Mulheres de Minas Gerais; além de secretários , presidentes dos conselhos, etc.
A agente civil e presidente do Conselho Municipal da Mulher, Carla Trevas, abriu a conferência parabenizando o município pela realização do evento em que se discute políticas e diretrizes especialmente dedicadas as mulheres. “Recebemos de braços abertos esse encontro, pois essas mulheres aqui presentes são multiplicadoras de uma vida digna de respeito e ética. Discutir nossos direitos abre caminhos para projetos direcionados a nós, mulheres. Isso nos dar a certeza que dias melhores virão para nossos familiares, e para a política da nossa cidade”, disse.
Essa é a sétima conferência realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em Sabará. Segundo a secretária, Cátia Sales, esses encontros com a sociedade é um momento de ouvir a demanda da população e direcionar o trabalho para a melhoria de pontos específicos que são levantados pelo próprio cidadão.
“As conferências são momentos importantes para a nossa política. Em que as pessoas têm a oportunidade de conversar, analisar e discutir sobre aquela pauta. É quando conversamos com um público que é beneficiado e atendido pelo sistema, e ele mesmo pode nos dizer como está a política, como ela está acontecendo. Além disso essas pessoas conseguem saber e dialogar sobre a saúde, educação, lazer na cidade, entre outros temas. Então nesses encontros sabemos o que as pessoas pensam e o que elas esperam e demandam. As propostas que saem daqui do município serão levadas para o Estado na Conferência Estadual. Quem sabe o que é falado aqui vire uma política pública,vira uma lei. Às vezes uma necessidade de uma sabarense é uma demanda de várias outras mulheres mineiras. O nosso objetivo aqui hoje é analisar o que tem e apontar o que precisa, mas no olhar do cidadão e não somente dos políticos”, explicou a secretária.
Em sua fala, o prefeito Diógenes Fantini apontou a importância dos trabalhos voltados para as mulheres no município. Ele lembrou ainda a necessidade da continuação das obras para a construção da maternidade da cidade e pediu união da comunidade para que a crise enfrentada atualmente pelo país, não atrapalhe os seguimentos das obras da maternidade. Já a delegada Alessandra Rosa, lembrou à comunidade sobre os direitos das mulheres e a importância da denúncia daquelas que são vítimas de violência; e ainda falou da parceria da delegacia com o trabalho de assistência social da cidade.
A voz de quem luta
Genessí Ferreira dos Anjos Rocha mora há 20 anos em Maquiné, área rural do distrito de Ravena, um dos bairros de Sabará. Segundo ela, os moradores do local são às vezes esquecidos pelo poder público e as conferências têm ajudado ela e outras pessoas a mostrar como é a vida nesses lugares.
“Estamos muito longe aqui do centro e nem sempre as ações realizadas pela assistência social ou pelas administrações da cidade, chega a nós. Não temos ônibus em Ravena, os que têm são precários. Até para vir ao centro de Sabará é complicado, pois tem somente uma linha que faz três horários – então se você perder o ônibus ficará na rua sem conseguir ir pra casa. Eu caminho cerca de 40 minutos para chegar até o primeiro ponto de ônibus, que fica na área central de Ravena; imagina isso para um idoso!”, disse.
Ainda segundo Genessí, a conferência traz interação entre as pessoas onde se podem discutir problemas e demandas variadas. “Nesses encontros conseguimos perceber que não estamos sozinhos, que tem gente lutando pelos nossos direitos; é uma união de forças. Em Ravena parece que estamos fora da cidade, que não pertencemos ao município, mas isso deve mudar, eu acredito muito”, conclui a moradora.
Além da falta de transporte, segundo a dona de casa, o distrito sofre também com a falta de saneamento e asfalto, além de políticas e serviços voltados especialmente para os moradores do bairro.
MOBILIDADE URBANA Prefeitura de Sabará abre pré-cadastro para transporte suplementar de passageiros
Alerta hídrico Falta de água em Sabará hoje (05/05): Copasa faz manutenção emergencial e afeta vários bairros
Avanço Coletivo Assembleia redefine mobilização e servidores aceitam propostas em Sabará
CHUVAS EM SABARÁ Temporal em Sabará deixa bairros cobertos de lama e mobiliza força-tarefa de limpeza
PERIGO DIGITAL Adolescente é localizado após possível aliciamento virtual em Sabará e caso acende alerta sobre crimes digitais contra crianças
DENÚNCIA Moradora de Sabará denuncia água suja chegando em casa e expõe novo problema no abastecimento da Copasa Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
