Na última semana, a Secretaria de Saúde de Sabará se reuniu com o consórcio Aliança - empresa responsável pelo gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); para negociar a implantação do serviço no município.
Em sua última edição, a Folha de Sabará apontou que a cidade possui, no momento, apenas uma ambulância para atender uma população de mais de 120 mil habitantes. Como esse equipamento fica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Lázaro Pereira Crispim, às vezes o carro está sendo utilizado e os moradores precisam arrumar outra forma de socorro. Como mostramos o caso da estudante, Larissa Morgana Breder, na última matéria.
Durante o encontro, a secretária municipal de saúde, Maria de Lourdes Menenzes, acertou detalhes de um convênio que poderá trazer o SAMU para a cidade até dezembro deste ano, tornando o serviço mais uma forma de atendimento à população.
A Folha continuará acompanhando as negociações até que o serviço seja de fato viabilizado para o município. Como foi informado pela secretaria, a única ambulância do sistema de saúde da cidade fica á disposição da UPA durante 24 horas, onde pode ser acionada pelo cidadão. No caso de acidentes o atendimento também é prestado pelo Corpo de Bombeiros de Sabará.
O telefone da UPA é o (31) 3508-1961/1962 já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado através do 193.