Tradição, empreendedorismo e assistência técnica fazem parte da trajetória do produtor Décio Padilha de Miranda, no município do Serro. Há 38 anos, ele se dedica à produção de Queijo Minas Artesanal (QMA) na Fazenda da Cava. Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) , a queijaria Cava acaba de conquistar o registro oficial do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) , abrindo novos mercados para a iguaria produzida na propriedade.
“Na época que não tinha registro, ficava à mercê dos atravessadores que pagavam um preço muito baixo. Na maioria das vezes, nem arcava com o custo da produção. Mas como não tinha opção, era obrigado a vender para pagar as contas. Por isso, me dediquei para obter o registro”, relata Décio Padilha.
Membro da Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural em Queijos Artesanais da Emater-MG, João Paulo Teixeira Campos conta que a Emater-MG participou de todo o processo de obtenção do registro, desde a elaboração da planta, memoriais, documentos e exames até a certificação.
Ele ainda destaca que programas como o Projeto Queijo Minas Legal (PQML) e o Minas Pecuária são fundamentais para que os produtores consigam sair da informalidade, principalmente em locais como a microrregião do Serro, onde é tradicional a produção de QMA.
Além da queijaria Cava, outras sete foram registradas na microrregião do Serro em 2025, representando dignidade, identidade e oportunidade para os mais de 700 produtores da região.
“Cada nova certificação reforça o protagonismo da região, que possui indicação geográfica e reconhece o modo de fazer a iguaria, que hoje é Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade. Além disso, levam segurança sanitária e alimentar para os consumidores”, ressalta João Paulo.
Trajetória

Décio Padilha conta que o percurso na atividade começou com o seu pai. “Minha família produzia carvão, mas como o preço estava ruim e as dificuldades financeiras aumentaram, meu pai decidiu produzir queijos para completar a renda. Comecei a ajudar quando tinha 14 anos de idade”.
A vontade de ter uma melhor qualidade de vida fez com que o queijeiro deixasse a lida no campo para buscar novas oportunidades na cidade. Mas, o produtor conta que o sonho de voltar às origens e montar uma queijaria ainda permaneciam vivos durante a experiência.
“Depois de alguns anos decidi voltar e ajudar meu pai. Quando ele faleceu, tomei conta da produção e construí minha queijaria. Hoje é uma atividade familiar. Eu e mais dois irmãos estamos na área e cada um tem sua queijaria”, comemora.
O produtor é responsável por todo o processo, desde o manejo com o gado até a produção mensal das 240 peças da iguaria. A comercialização é destinada para a Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro (Cooperserro).
Para o futuro, ele deseja melhorar a qualidade do rebanho e da pastagem, aumentar a produção de leite e das iguarias.
Participação em programas
Graças ao apoio do escritório local da Emater-MG, Décio Padilha pode participar de vários programas para a melhoria e qualidade dos produtos.
Entre eles estão o Projeto Queijo Minas Legal, que visa ajudar os queijeiros a adequarem seus estabelecimentos. Além dele, o Minas Pecuária o fornece visita mensal para orientação em manejo sanitário, produtivo e nutricional do rebanho e gestão da propriedade.
Ainda, o programa de melhoramento genético Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) já obteve frutos para o produtor por meio do nascimento de bezerros, passo importante para o aumento da produção e da qualidade almejada pelo produtor.
Agropecuária Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes
Agropecuária Epamig orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas
Agropecuária Evento em Montes Claros discute efeitos da crise climática na apicultura
Agropecuária Hortas circulares são alternativa de renda para agricultores familiares em Minas Gerais
Agropecuária Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional
Agropecuária Programa Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morangos em Seritinga Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 11° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
