Aos 26 anos, o jovem produtor José Lucas Faria Corrêa colhe morangos e também os novos frutos juntos ao Programa Futuro no Campo, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) .

Morador de Seritinga, no Sul de Minas, ele iniciou a primeira safra de morangos agroecológicos com apoio da empresa rural, que incentiva a permanência dos jovens no meio rural por meio de assistência técnica, capacitação e estímulo à inovação produtiva.
A iniciativa tem ajudado José Lucas a diversificar a produção familiar, abrir novos mercados e ampliar a renda, mostrando que é possível crescer com sustentabilidade e valorização do campo.
“Com o Futuro no Campo, estou aprendendo muita coisa que eu não sabia. A Emater me mostrou que é possível trabalhar com orgânicos, basta saber o que está fazendo”, conta o produtor, que já planeja expandir a plantação e investir na certificação orgânica.
Apoio técnico e incentivo da Emater-MG
Desde 2021, quando realizou o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), José Lucas é acompanhado pela Emater-MG e fornece hortaliças às escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). De acordo com a extensionista da Emater-MG, Milene Soares, a decisão do jovem em inovar no plantio veio por meio do apoio e incentivo da empresa.
“O acompanhamento próximo da Emater com os jovens do Futuro no Campo foi o que animou o produtor a tentar essa cultura nova, já que ele sempre plantou hortaliças”.
A produção de morango do José Lucas teve início em maio de 2025, numa área de 500 metros quadrados, com a expectativa de uma boa produção. Segundo a extensionista Milene Soares, ao participar do Futuro no Campo, José Lucas recebe acompanhamento técnico contínuo da Emater-MG e participa de visitas técnicas para aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura do morango.
Ele também será contemplado, por meio do programa, com um kit de ferramentas, sementes de hortaliças e sistema de irrigação. José Lucas já planeja expandir a produção, incluir os morangos em feiras da região e, futuramente, investir em processamento e certificação orgânica.
Futuro no Campo
O Futuro no Campo é um programa desenvolvido pela Emater-MG, com foco na sucessão familiar rural e na valorização da juventude do campo. Por meio de acompanhamento técnico contínuo, incentivo à inovação e capacitações práticas, o programa busca estimular os agricultores jovens com idade entre 16 e 29 anos a permanecerem no meio rural, ampliando oportunidades de renda e fortalecendo a agricultura familiar.
O programa é composto por três projetos principais: Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, com ações práticas em avicultura de postura, apicultura, fruticultura e olericultura.
Atualmente, 506 jovens participam do programa. Eles foram selecionados por meio de edital público, com base em critérios sociais, produtivos e educacionais. Além de contarem com a assistência técnica da Emater-MG, os jovens recebem capacitação virtual e presencial, além de kits para implantação da atividade. O investimento inicial no Futuro no Campo foi de R$ 1,9 milhão, com recursos próprios da Emater-MG.
Agropecuária Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes
Agropecuária Epamig orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas
Agropecuária Evento em Montes Claros discute efeitos da crise climática na apicultura
Agropecuária Hortas circulares são alternativa de renda para agricultores familiares em Minas Gerais
Agropecuária Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional
Agropecuária Movidas pelo amor à terra, mulheres escolhem o caminho do campo Mín. 14° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 27°
ChuvaMín. 16° Máx. 25°
Chuva
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
