O servidor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Cristian Schneider afirmou nesta segunda-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-diretor do órgão Alexandre Ramagem tinha uma sala no Palácio do Planalto e despachava diretamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O servidor prestou depoimento por videoconferência como testemunha de defesa do general de Exército Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro e um dos réus do núcleo 1 da trama golpista. Durante o governo Bolsonaro, a Abin estava subordinada ao GSI.
Durante a oitiva, o servidor confirmou que Ramagem fazia reuniões com o ex-presidente por ser uma indicação de Bolsonaro, e não de Heleno, a quem a Abin estava subordinada.
“O ex-diretor tinha uma sala no Palácio do Planalto e tinha reuniões com o presidente da República", afirmou.
Perguntado se a situação era comum, o servidor disse que considera inédito o diretor da Abin ter uma sala no Planalto.
“Na verdade, pela minha experiência, a primeira vez que a Abin teve sala no Palácio do Planalto foi no governo Bolsonaro. Nos governos anteriores, não era a prática”, completou.
Além de Bolsonaro, Ramagem é um dos réus da trama golpista. O ex-diretor é acusado de usar a estrutura do órgão para espionar ilegalmente desafetos do ex-presidente.
Entre os dias 19 de maio e 2 de junho, serão ouvidas testemunhas indicadas pela acusação e as defesas dos acusados.
Após os depoimentos das testemunhas, Bolsonaro e os demais réus serão convocados para o interrogatório. A data ainda não foi definida.
Os oito réus compõem o chamado núcleo crucial do golpe, o núcleo 1, e tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. São eles:
Justiça Cármen Lúcia: Judiciário deve buscar credibilidade, não popularidade
Justiça Moraes autoriza depoimento de Bolsonaro sobre arma apreendida pela PM
Justiça Fachin diz que espera regras do STF para supersalários ainda em junho
Justiça STF mantém condenações dos cinco acusados pela morte de Marielle
Justiça Plataformas passam a exigir autorização para remunerar menores
Justiça STF decide anular absolvição do acusado de estuprar Mariana Ferrer Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 28°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
