Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a situação da covid-19 como pandemia, em 11/3/2020, os primeiros casos do novo coronavírus começavam a ser registrados no Brasil e em Minas Gerais. Mas antes disso, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) , iniciou o planejamento para lidar com a crise sanitária e fazer com que Minas obtivesse o menor índice de letalidade entre os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Durante a pandemia, as equipes da SES-MG implementaram protocolos e soluções inovadoras, como novos arranjos de governança, estratégias de financiamento, uma rede solidária para distribuição de medicamentos essenciais e novas formas de coleta e divulgação de dados. Essas medidas fundamentais fazem parte dos relatos de servidores que atuaram na linha de frente, e compartilham essa experiência no documento Resiliência em Tempos de Crise: O Legado da Covid-19 em Minas Gerais .
| ||||
"O enfrentamento à covid-19 foi um dos maiores desafios da história da saúde pública, e nossos servidores desempenharam um papel fundamental. Cada decisão tomada e cada protocolo desenvolvido teve impacto real na preservação de vidas", ressalta o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. | ||||
| ||||
Ele lembra que uma das questões críticas foi a escassez de oxigênio, em março de 2021. "A equipe avaliou a rede de oxigênio dos hospitais com CTI e constatou que 53% utilizavam cilindros, cada um durando apenas quatro horas por paciente intubado, exigindo grande logística para reposição. Para resolver o problema, foi aprovada uma resolução de mais de R$50 milhões, permitindo a substituição dos cilindros por tanques de oxigênio líquido, que garantem abastecimento por até três semanas, tornando o sistema mais eficiente".
Estruturação dos processos
O enfrentamento à covid-19 foi marcado pela articulação entre diferentes esferas da saúde. Eva Lídia Arcoverde, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-MG), destaca que as equipes pesquisaram muito para coletar evidências e desenvolver as ações. "Monitoramos os rumores do vírus e começamos a preparar um plano de contingência, articulando com vigilância e assistência para definir a resposta do Estado".
Com a confirmação dos primeiros casos, modelos de Business Intelligence (BI) foram replicados para estruturar a visualização dos dados. "Montamos a Sala de Situação com monitoramento em tempo real, produzimos boletins diários e criamos um painel online acessível à população e à imprensa", detalha a coordenadora do Cievs-MG.
Foco na assistência
Devido à demanda por leitos de UTI, foi necessário agilizar processos e estabelecer diretrizes para mapear hospitais e sua capacidade de atendimento. "Instituímos o Escritório de Gestão de Leitos para identificar regiões com maior demanda e remanejar pacientes. Servidores faziam essa operação 24 horas por dia, e o transporte era em parceria com as forças de segurança", conta Mayla Magalhães, assessora de gabinete da SES-MG naquele período.
Os técnicos da Secretaria de Saúde também percorreram o estado para orientar os municípios no manejo e tratamento. "Visitamos as cidades que pediram ajuda e apoiamos os hospitais sobrecarregados para que conseguissem atender à população", recorda Eva Lídia Arcoverde. O volume de trabalho exigiu um esforço extra de todos e as jornadas foram ampliadas em até 60%, refletindo a intensidade e urgência das ações.
Medicamentos em casa
Para evitar aglomerações nas unidades da Farmácia de Minas, foi implementada a entrega domiciliar de medicamentos. O diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos, explica: "Fizemos parcerias com a Defesa Civil e uma empresa de transporte por aplicativo, priorizando remédios para doenças pulmonares. Depois, ampliamos gradativamente".
Também foi preciso adaptar o fornecimento de sedativos e kits de intubação. "Houve um desabastecimento generalizado desses itens e, aqui em Minas, iniciamos uma rede solidária, em parceria com o Ministério Público e os municípios, para monitorar estoques e estabelecer arranjos de cooperação. Esse modelo foi posteriormente adotado pela União", observa Jans Bastos.
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
