No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado nesta quinta-feira (20/3), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância dos cuidados odontológicos na prevenção de doenças bucais e na promoção do bem-estar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais afetam 3,5 bilhões de pessoas no mundo, sendo a cárie uma das condições mais comuns. A Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 94,1% dos mineiros entrevistados afirmaram escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia.
A coordenadora de Saúde Bucal e Ações Integradas da SES-MG, Jacqueline Santos, destaca que muitos problemas bucais podem ser prevenidos ou tratados em estágios iniciais.
“O acesso à água fluoretada, bons hábitos de higienização, controle do consumo de açúcar e acompanhamento odontológico são medidas essenciais para evitar doenças como cárie, gengivite e perda dentária”, afirma.
Acesso aos serviços
A Rede de Atenção à Saúde Bucal oferece serviços desde a Atenção Primária até o atendimento hospitalar especializado. Entre as ações disponíveis estão prevenção, reabilitação, tratamento de doenças bucais, cirurgias e aplicação de flúor. Casos mais complexos são encaminhados para Centros de Especialidades Odontológicas, Serviço de Reabilitação Protética ou atendimento hospitalar.
O atendimento é ofertado, inicialmente, na unidade básica de saúde mais próxima do cidadão, por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família, que realizam o acolhimento, fazem a avaliação das necessidades do paciente e agendam o atendimento.
Em 2024, foram realizados 3.856 atendimentos odontológicos sob sedacão ou anestesia geral nos hospitais do SUS-MG. No mesmo período, 58.826 tratamentos endodônticos (canal) foram efetuados nos serviços especializados, e 175.197 próteses dentárias foram produzidas para a população.
Anualmente, a SES-MG investe cerca de R$ 160 milhões no fortalecimento da atenção especializada, na reabilitação protética dentária e na ampliação do número de equipes de saúde bucal incorporadas às equipes de Saúde da Família.
Ações de prevenção e conscientização
A SES-MG promove ações estratégicas para estimular hábitos saudáveis e prevenir doenças bucais. Entre elas, a campanha Mais Saúde Bucal nas Escolas, que inclui atividades educativas, escovação supervisionada e aplicação de flúor.
Outras iniciativas anuais são a campanha de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, realizada em julho, e a campanha de Prevenção do Câncer Bucal, promovida em novembro.
Dicas para boa higiene bucal
Para manter a saúde bucal em dia, alguns cuidados diários são fundamentais:
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
