O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais,(SES-MG) e das 28 Unidades Regionais de Saúde, mobilizou todo o estado para a realização do Dia D contra a Dengue e outras arboviroses, que ocorre neste sábado (22/2).
O movimento "Dia D: Minas Unida contra o Aedes" contou com a adesão de 669 municípios, que vão promover diversas ações de mobilização para orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos doAedes aegypti.
| ||||
“Nosso objetivo é chegar cada vez mais em todos os municípios, colocando a população para, junto do governo, fazer a sua parte. Cerca de 80% dos focos doAedes aegyptiestão dentro de casa”, alerta o subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi. | ||||
| ||||
“Portanto, este grande dia D de mobilização com certeza será uma ótima oportunidade de chamarmos a atenção desse papel individual e coletivo no combate às arboviroses”, destaca.
Entre as ações previstas, estão blitzes educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas, além de visitas às casas para orientar e conscientizar os moradores que a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya é também do cidadão.
Mais informações e material para a campanha estão disponíveis neste link .

Intensificação do monitoramento
Para um acompanhamento cada vez mais eficaz da situação epidemiológica de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre oropouche e febre amarela no estado, a SES-MG instalou, em 3/2, a Sala de Monitoramento das Arboviroses.
A sala é um espaço para a consolidação de informações de gestão, dados epidemiológicos, assistenciais e laboratoriais, que vão subsidiar a tomada de decisão por parte do governo estadual, incluindo o planejamento e coordenação das ações de enfrentamento às arboviroses.
Força-tarefa
Desde o dia 17/2, Minas conta com mais um reforço: a Força Tarefa Estadual do SUS começou a percorrer todo o estado, capacitando os municípios em manejo clínico e em estratégias de vigilância, preparação e resposta para o período sazonal.
O trabalho foi iniciado com ações simultâneas de sete duplas nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Pouso Alegre, Belo Horizonte, Ubá, Januária, Coronel Fabriciano, Uberaba e Diamantina.
“Estamos, mais uma vez, capacitando todos os municípios nas 28 regionais de saúde sobre o manejo clínico dos pacientes para que o atendimento adequado evite casos graves e óbitos”, complementa Prosdocimi.
Outras ações
A SES-MG trabalha ao longo de todo o ano, de forma integrada com os municípios, para implementar medidas de controle aos vetores de arboviroses, com destaque para o serviço de monitoramento por drones, que permite a identificação de áreas de difícil acesso, como caixas d’água e piscinas descobertas, e possibilitam a aplicação precisa de larvicidas.
A estratégia é fruto da política Vigidrones, que, com investimentos de R$ 30 milhões, está sendo implementada nas 28 Unidades Regionais de Saúde de forma gradual para otimizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE).
Para o controle da população de mosquitos, a SES-MG descentralizou a rede de veículos equipados com aspersores (UBV-Veicular) que serão utilizados para a aplicação espacial de inseticidas. Nesta ação, foram repassados R$ 28 milhões para os consórcios municipais de saúde que vão atender todo o território mineiro.
Desde 2022, a SES-MG já repassou, mais de R$ 228 milhões aos municípios para a prevenção, o enfrentamento e o manejo clínico das arboviroses.
Além disso, a secretaria distribuiu para todo o estado 405.845 testes rápidos NS1 em cassete, recebidos do Ministério da Saúde, para diagnóstico de dengue.
“Verificamos que o cenário epidemiológico deste ano está muito distante do ano passado. Mas a nossa postura é de muita vigilância e muito monitoramento, prestando total apoio aos municípios”, conclui o subsecretário.
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
