A renegociação das dívidas dos estados com a União , tema que está entre as prioridades do Senado com a discussão de um projeto proposto pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, também é tema de outro projeto apresentado em 2024. Assim como o projeto de lei complementar (PLP) 121/2024 , de Pacheco, o PLP 1/2024 , do senador Cleitinho (Republicanos-MG), altera o critério de indexação, ou seja, como o valor devido é atualizado ao longo do tempo.
“A dívida pública dos estados é um problema que se arrasta por décadas no país. Inúmeros refinanciamentos ocorreram ao longo dos últimos 40 anos. Apesar disso, os maiores estados do país continuam com dívida elevada e dificuldade de pagar as parcelas”, afirma Cleitinho na justificativa do texto.
Atualmente, a dívida é atualizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, mais 4% ao ano. O projeto de Cleitinho propõe que a atualização seja feita pelo IPCA mais 0,165% ao mês, o que equivaleria, segundo o senador, a 2% ao ano. Para isso, o texto altera a Lei Complementar 148, de 2014 , que tratou do refinanciamento dessas dívidas. O texto estabelece, ainda, que a taxa não poderá ser maior que o valor da Selic (taxa básica de juros) acumulada no mês.
Além de alterar o índice de correção dos valores, o senador sugere que a atualização retroaja a janeiro de 2013, para que seja recalculado o estoque atual das dívidas, o que levaria a uma redução ainda maior sobre as parcelas futuras. O prazo previsto originalmente no texto para que a União faça os aditivos contratuais é junho de 2024, ou seja: se o projeto for aprovado, os senadores terão que estabelecer uma nova data limite.
O texto está sendo analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas ainda não há relator designado.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 28°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
