Sexta, 16 de Abril de 2021
(31) 99129-8046
RELIGIÃO IGRAJA SÃO FRANCISCO

Igreja de São Francisco de Assis precisa de reparos

Tábuas de madeira podres, goteiras e o sino do relógio são alguns dos problemas

05/03/2021 09h51
Por: Redação Fonte: Folha de Sabará - Jornalista Alessandra Labiapari
Igreja de São Francisco de Assis precisa de reparos

A Igreja de São Francisco é do final do século XVIII, datada de 1781, sua construção foi feita em alvenaria de pedra e em seu interior o piso e o teto são forrados de tábuas, onde ostenta uma pintura de Nossa Senhora com os anjos e os quatro evangelistas, além de peças imaginárias como o Senhor Morto, São Francisco de Assis e a Senhora Rainha dos Anjos. Uma bela construção que precisa ser conservada.

As tábuas de madeira do piso da igreja estão podres, o telhado necessita de reforma (há inúmeras goteiras pela igreja), o sistema de som precisa ser melhorado e o sino do relógio não toca há quatro meses. 

Igrejas barrocas possuem características diferentes, portanto, a manutenção é complexa. De acordo com o padre José Geraldo, as prioridades da igreja são o conserto do telhado e das tábuas do piso e melhorar o sistema de som. Os reparos são custeados com recursos próprios da paróquia e ações com envolvimento da comunidade para angariar fundos. “Ano passado a igreja realizou a venda de marmitex para ajudar na reforma do telhado”, informou o Padre. 

Sobre o conserto do sino do relógio, o pároco explicou que “é uma preocupação, pois é uma tradição e deve ser preservada, mas no momento a paróquia tem outras prioridades”. 

O padre disse ainda que se alguém se dispuser a arcar com o custo do conserto do sino do relógio, a paróquia está aberta a receber, pois, toda ajuda é bem-vinda. 

“O sino do relógio é o coração da cidade”, assim descreveu o senhor José Raimundo de Oliveira Silva, responsável pela manutenção do sino da igreja. O “Zé Raimundo” como é conhecido, disse que a comunidade está sentida com a falta do som do sino, mas sabe que a igreja necessita de outras reformas.

 

Curiosidade

 

A Igreja de São Francisco de Assis é a única em Sabará com sala do consistório, sacristia na parte posterior, tribuna na capela-mor e púlpitos no arco cruzeiro, além da maior altura interna na nave.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias