Quinta, 27 de Março de 2025 11:19
(31) 991298046
Saúde REPROVADO

Pão de Forma: álcool suficiente para reprovar no bafômetro, alerta proteste

Estudo revela níveis de álcool em pães que poderiam surpreender consumidores e levantar preocupações sobre segurança alimentar

11/07/2024 18h53
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: PROTESTE
Pão de Forma: álcool suficiente para reprovar no bafômetro, alerta proteste

Um estudo recente conduzido pela Proteste revelou que três marcas populares de pão de forma apresentam quantidades significativas de álcool em seus produtos. Segundo a pesquisa, os níveis encontrados seriam suficientes para resultar em testes positivos em bafômetros, se consumidos em grandes quantidades.

A presença de álcool nos pães é atribuída ao processo de fermentação utilizado na produção. Embora a maioria do álcool evapore durante o cozimento, algumas indústrias adicionam conservantes para evitar mofo, o que pode resultar em teores elevados de etanol nos produtos finais, conforme alerta a Proteste.

Após os testes, a associação enviou os resultados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomendando a definição de um limite máximo de álcool nos pães e a intensificação das fiscalizações.

Três marcas podem reprovar bafômetro

Marca g/porção de 50g (2 fatias) Risco Bafômetro
Bauducco 0,59 Risco
Visconti 1,69 Risco
Panco 0,26 Sem
Plus Vita 0,08 Sem
Seven Boys 0,25 Sem
Wickbold 5 zeros 0,45 Risco
Wickbold Leve 0,26 Sem
Wickbold SG 0,33 Sem
Wickbold 0,18 Sem
Pulmann 0,03 Sem

Em resposta ao estudo, a Pandurata Alimentos, responsável pelas marcas Bauducco e Visconti, assegurou seguir rigorosos padrões de segurança alimentar e todas as regulamentações vigentes. Da mesma forma, a Panco afirmou adotar práticas alinhadas aos mais altos padrões de mercado, respeitando as normas específicas para a produção de alimentos, apesar de desconhecer a metodologia do estudo da Proteste.

O Grupo Wickbold, proprietário da marca Seven Boys, destacou seus protocolos de segurança e qualidade, comprometendo-se a cumprir toda a legislação em vigor, enquanto aguarda mais informações sobre o estudo mencionado.

Essas revelações colocam em destaque a necessidade de uma regulamentação mais clara e rigorosa quanto aos teores de álcool em produtos alimentícios, visando garantir a segurança e a transparência para os consumidores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará, MG
Atualizado às 09h08
22°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

22° Sensação
2.32 km/h Vento
82% Umidade do ar
100% (4.11mm) Chance de chuva
Amanhã (28/03)

Mín. 17° Máx. 28°

Chuvas esparsas
Amanhã (29/03)

Mín. 17° Máx. 30°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias