Domingo, 21 de Julho de 2024 19:35
(31) 99129-8046
Geral Governo

Governo de Minas atrai investimento de R$ 20 milhões que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países

18/06/2024 12h50
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O Governo de Minas conseguiu atrair mais um importante investimento para o estado, que vai gerar emprego e renda para os mineiros. Nesta terça-feira (18/6), a Wabtec, empresa líder na indústria ferroviária há mais de 150 anos, anunciou a implementação de novo Centro de Engenharia na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O novo centro vai receber investimento de mais de R$ 20 milhões, com expectativa de geração de cerca de 300 empregos, contemplando as áreas de engenharia de software, mecânica, elétrica, entre outras oportunidades de trabalho. O número de vagas deve ser ainda maior, devido às obras de ampliação do espaço.

A unidade terá foco em projetos globais de desenvolvimento de produtos e soluções para ferrovias, especialmente locomotivas, sistemas de sinalização e soluções tecnológicas para o setor, podendo ser o primeiro da América Latina.

Nesta terça-feira, o governador Romeu Zema assinou despacho governamental que determina à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)  e à sua agência vinculada, a  Invest Minas , que adotem medidas necessárias para apoio e assistência à Wabtec na implantação do projeto.

“A Wabtec estava buscando local estratégico para instalar um centro de desenvolvimento e nós mostramos para a empresa o potencial que Minas tem, durante nossa missão em Nova York", explicou o governador.
 

 

"Agora, a Wabtec vai implementar o novo Centro Global de Engenharia, gerando  mais de 300 vagas para engenheiros. Minas está ganhando mais um importante investimento", destacou Romeu Zema.

 
  
  

"Agora, a Wabtec vai implementar o novo Centro Global de Engenharia, gerando  mais de 300 vagas para engenheiros. Minas está ganhando mais um importante investimento”, destacou Romeu Zema.

Para o presidente e CEO da Wabtec Corporation, Rafael Santana, o investimento coloca o estado em posição de destaque. “Essa parceria permite que possamos elevar a nossa operação aqui. E nos possibilita a passar, efetivamente, a fazer parte de uma cadeia global ferroviária, elevando o papel de Minas nesse processo”, disse.

Acompanharam o governador o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o secretário de Estado de Fazenda , Luiz Cláudio Gomes; o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga; o presidente do BDMG , Gabriel Viégas; e o diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barchetti.

Participaram também da reunião o presidente e CEO da Wabtec Corporation, Rafael Santana, o presidente e líder da Wabtec Latam, Danilo Miyasato, a diretora de Relações Governamentais também da Wabtec Latam, Márcia Gomes; e o diretor de engenharia da Wabtec, Rafael Aymoni.

Negociação

O novo investimento no estado é fruto da missão oficial do Governo de Minas nos Estados Unidos da América (EUA), realizada em maio, em busca de investimentos para o estado. Em Nova Iorque, a comitiva chefiada pelo governador Romeu Zema se reuniu com a diretoria da Wabtec para apresentar potenciais do estado.

Minas Gerais ganhou a disputa para receber este projeto entre estados de outros dez países. A participação de Romeu Zema nas negociações, junto a diretores da Wabtec durante a missão do Governo de Minas aos Estados Unidos, em maio, foi decisiva.

Ao longo de quase dois anos de negociações, o Governo de Minas apresentou uma composição de recursos advindos de linhas de fomento como “Compete Minas” e de financiamento do “Pró Inovação”, além de programas como “Pesquisador na empresa” e “Trilhas de Futuro” para sustentação financeira do projeto.

“Hoje é um dia muito importante para Minas Gerais com esse anúncio da Wabtec de que escolheu o estado para a instalação de um centro de engenharia. Teremos a contratação de 300 engenheiros, além de outras oportunidades que serão geradas durante a obra. Esse é fruto do trabalho do Governo de Minas para atração de investimento e desenvolvimento do estado”, disse o secretário Fernando Passalio.

A Empresa

Com mais de 150 anos, a Wabtec tem sede nos Estados Unidos e é uma fornecedora global de equipamentos, sistemas, soluções digitais e serviços de valor agregado para os setores ferroviário de carga e trânsito, bem como os mercados de mineração, marítimo e industrial.

Presente no Brasil desde 1962, a empresa iniciou a fabricação de locomotivas em Campinas, interior de São Paulo. Hoje, sua unidade de produção fica em Contagem. Em Minas Gerais, a Wabtec já conta com 900 funcionários, e mais de 1,5 mil no Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará, MG
Atualizado às 18h05
23°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 26°

23° Sensação
3.6 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 12° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 13° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias