Domingo, 17 de Outubro de 2021 15:27
(31) 99129-8046
ECONOMIA CONSUMIDOR

BOLETOS FALSOS, TENHA CUIDADO COM ELES

Crimes como este aumentaram durante a pandemia

04/02/2021 10h26 Atualizada há 8 meses
423
Por: Redação Fonte: SANDERS ROCHA

Os boletos fazem parte da nossa vida diária. Mas deve-se estar sempre atento ao iniciar o pagamento do mesmo. Parece algo simples, corriqueiro e sem qualquer dificuldade maior que possa atrapalhar o dia do consumidor, mas não se engane, poder haver e como há, diversas falsificações dessas guias para pagamento, o que pode gerar prejuízo e muita dor de cabeça para o consumidor que precisa fazer o seu uso.

A empresa emitente assim como as instituições financeiras, devem garantir um ambiente seguro para que o consumidor possa gerar e imprimir essa guia para pagamento, seja em local físico ou online. É bom esclarecer que os credores não podem ser culpados pela fraude do boleto em todas as situações, tendo em vista que os boletos muitas das vezes não são gerados pelo sistema do credor, e nesses casos, não ocorreu dentro do sistema interno e sim em outro sistema do qual o credor não tem acesso ou controle.

Mas mesmo assim, o credor e o seu parceiro comercial são os únicos que tem os dados do consumidor para geração do boleto para pagamento, se tornando responsáveis pelos prejuízos que ocorrerem com os consumidores, seus clientes.

O consumidor tem que ter todos os dados do golpe que foi vítima, independente do culpado.

É muito importante que o consumidor verifique todas as informações que consta no boleto antes de efetuar o pagamento. Todos os dados devem estar corretos no boleto, como a data de vencimento, o nome da empresa em que você comprou, o CNPJ da empresa, o valor e observações, caso tenha no boleto. Se alguma dessas informações estiver diferente, tenha cuidado e entre em contato assim que possível com a empresa para informar e tirar todas as dúvidas para que assim o consumidor possa realizar o pagamento com segurança.

Tenha muito cuidado com o meio por onde você recebe o boleto, se por whatsapp, mensagem de celular ou e-mail, esses meios podem ser manipulados sem que o remetente seja o mesmo. Sempre verifique quem está encaminhando o boleto, em caso de dúvida, entre sempre em contato com o credor, aquele que você realizou a compra. Caso não tenha realizado qualquer compra e mesmo assim foi encaminhado boleto para pagamento, não abra e informe a empresa sobre o golpe para que o mesmo possa tomar as providências necessárias, para proteger os seus clientes e seu nome.

Mas se você não notou a fraude e pagou, deve procurar a delegacia o mais rápido possível e fazer um boletim de ocorrência, avisar a empresa, avisar o seu banco e/ou a empresa de cartão de crédito da fraude ocorrida.

O consumidor sempre deve optar por baixar o boleto ou qualquer outro documento no site oficial do credor, devendo evitar acessar os que são enviados por e-mail ou whatsapp.

Não esqueça de conferir todos os dados no boleto antes de efetuar o pagamento.

Não esqueça também de guardar todas as provas, boletos, comprovante de pagamento, de transferência, tudo que fizer parte da comunicação enviada e os protocolos feitos para a empresa informando a fraude.

Exerça os seus direitos sempre.

 

Sanders Rocha que é advogado e especialista em Direito do Consumidor. e-mail: [email protected] 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
SANDERS ROCHA
Sobre SANDERS ROCHA
Sanders Rocha é advogado e especialista em Direito do Consumidor. É pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Civil e especialização em Successful Negotiation pela University of Michigan. É sócio fundador da Luz & Rocha Advocacia e Membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MG. É também palestrante e colunista, atuando nas áreas de Direito do consumidor e de Direito de família.
Anúncio
Sabará - MG
Atualizado às 14h56 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 28°

28° Sensação
11.7 km/h Vento
47.1% Umidade do ar
90% (37mm) Chance de chuva
Amanhã (18/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (19/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Chuvoso
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias