Todo mundo sabe que a água e o óleo não se misturam, não é mesmo? No entanto, nem todo mundo sabe que nunca, jamais, devemos tentar apagar o fogo de óleo jogando água sobre as chamas. E, se você nunca tinha ouvido falar que é extremamente perigoso fazer isso, a imagem a seguir pode dar a você uma breve ideia do que pode acontecer quando se faz isso. Confira:
Água e óleo não se misturam porque as moléculas de água são polares e as moléculas de óleo, apolares, ou seja, diferentes. Logo, elas não se atraem. Considerando que polar dissolve polar e apolar dissolve apolar, entende-se que o óleo não é dissolvido em água, de modo que água e óleo nunca vão formar uma mistura homogênea porque o óleo também é uma substância hidrofóbica, ou seja, repele a água. Quanto a densidade, é irrelevante considerar, pois o álcool e a água não possuem mesma densidade e no entanto se misturam.
No momento da combustão do óleo numa panela, nunca devemos jogar água, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C. No caso de jogarmos água sobre o óleo quente, a água evapora instantaneamente, produzindo um gás que espalha o óleo no ambiente e causa uma explosão. Como também podendo o fogo se alastrar e atingir pessoas, com danos materiais e de vidas.
Em caso de fogo numa panela de óleo, siga as seguintes orientações:
1- Desligue o registro do fogão e feche o registro do botijão de gás.
2- Molhe um pano e torça para retirar o excesso de água e coloque o pano sobre a panela e espere até que ela resfrie. Ou ponha a tampa e aguarde a panela esfriar!
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 28°
Chuva