A ArcelorMittal e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) assinaram, nesta segunda-feira (23.10), convênio de cooperação para a criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial na capital mineira. O centro receberá investimento inicial de R$ 34 milhões para a estruturação básica do laboratório, voltado para o desenvolvimento de tecnologias e projetos de descarbonização. A assinatura ocorreu durante a abertura do Imersão Indústria, maior evento do setor no estado – e contou com as presenças do presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula, e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, além do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.
Com foco em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), o Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial vai promover a capacitação de profissionais para trabalhar com esta temática. A estrutura básica do laboratório contará com equipamentos complementares à infraestrutura dos Institutos do CIT SENAI. Serão desenvolvidas ações e projetos relacionados a biocombustíveis sustentáveis, uso de hidrogênio verde, captura e transformação de CO2 e novas tecnologias de produção de aço.
“A criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial é mais um passo importante na nossa jornada de descarbonização. Para nós da ArcelorMittal, a parceria com a Fiemg é muito relevante, tendo em vista que um dos principais desafios da nossa sociedade e da indústria é alcançar a neutralidade do carbono. Este centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações”, afirmou Jefferson De Paula.
Meta de descarbonização - A ArcelorMittal lidera o processo de descarbonização na indústria do aço. Globalmente, o Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030.
Até 2030, a empresa trabalhará com melhoria dos processos existentes e, depois disso, empregará tecnologias disruptivas, que tornarão a ArcelorMittal carbono neutra até 2050. O Grupo estuda alternativas tecnológicas para utilizar os gases de processo que contém CO₂, como, por exemplo, produzindo etanol para consumo e uso na indústria química, além de outras técnicas de
captura de carbono.
No Brasil, a ArcelorMittal atua prioritariamente em quatro frentes: otimização da matriz metálica com aprimoramento do uso de sucata como matéria-prima; troca de combustível com a substituição parcial do carvão mineral por gás natural; maximização do uso de carvão vegetal renovável; continuidade na adoção de melhorias de eficiência energética nos processos de produção de aço
GESTÃO COMPLETA Sabará faz história e se torna a 1ª cidade de Minas a implantar gestão completa de almoxarifado com controle de medicamentos
Fórum Sabará sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Grande BH com mais de 50 municípios
MAPZER Sabará moderniza gestão urbana com carro de monitoramento e mapeamento inteligente das vias
ADULTIZAÇÃO Felca denuncia “adultização” de menores: influenciador Hytalo Santos tem contas no Instagram e TikTok desativadas
ANGLOGOLD ASHANTI Sabará recebe sala de treinamento com realidade virtual 3D da AngloGold Ashanti, projeto inédito de segurança na mineração
PIROU! ChatGPT passa por instabilidades nesta quinta-feira Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 26°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
