Quarta, 24 de Junho de 2026
(31) 991298046
Tecnologia PARCERIA

ArcelorMittal e Fiemg firmam parceria para a criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial

Globalmente, o Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030

27/10/2023 16h21
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: ArcelorMittal Brasil
ArcelorMittal e Fiemg firmam parceria para a criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial

A ArcelorMittal e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) assinaram, nesta segunda-feira (23.10), convênio de cooperação para a criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial na capital mineira. O centro receberá investimento inicial de R$ 34 milhões para a estruturação básica do laboratório, voltado para o desenvolvimento de tecnologias e projetos de descarbonização. A assinatura ocorreu durante a abertura do Imersão Indústria, maior evento do setor no estado – e contou com as presenças do presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula, e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, além do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.

Com foco em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), o Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial vai promover a capacitação de profissionais para trabalhar com esta temática. A estrutura básica do laboratório contará com equipamentos complementares à infraestrutura dos Institutos do CIT SENAI. Serão desenvolvidas ações e projetos relacionados a biocombustíveis sustentáveis, uso de hidrogênio verde, captura e transformação de CO2 e novas tecnologias de produção de aço.

“A criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial é mais um passo importante na nossa jornada de descarbonização. Para nós da ArcelorMittal, a parceria com a Fiemg é muito relevante, tendo em vista que um dos principais desafios da nossa sociedade e da indústria é alcançar a neutralidade do carbono. Este centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações”, afirmou Jefferson De Paula.

Meta de descarbonização - A ArcelorMittal lidera o processo de descarbonização na indústria do aço. Globalmente, o Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030.

Até 2030, a empresa trabalhará com melhoria dos processos existentes e, depois disso, empregará tecnologias disruptivas, que tornarão a ArcelorMittal carbono neutra até 2050. O Grupo estuda alternativas tecnológicas para utilizar os gases de processo que contém CO, como, por exemplo, produzindo etanol para consumo e uso na indústria química, além de outras técnicas de

captura de carbono.

No Brasil, a ArcelorMittal atua prioritariamente em quatro frentes: otimização da matriz metálica com aprimoramento do uso de sucata como matéria-prima; troca de combustível com a substituição parcial do carvão mineral por gás natural; maximização do uso de carvão vegetal renovável; continuidade na adoção de melhorias de eficiência energética nos processos de produção de aço

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 14h13
26°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 26°

26° Sensação
2.22 km/h Vento
51% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Sexta (26/06)

Mín. 14° Máx. 26°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias