Na segunda-feira, 16, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sabará, Dr. Eberth Lucas Duarte, promoveu um encontro entre representantes das empresas da cidade. O objetivo foi expor as ações realizadas pela atual gestão (2011/2014), promovendo a busca por parceiros que ajudem a contribuir com o progresso da instituição.
Durante a reunião o atual provedor apresentou um panorama do seu tempo de gestão. Dr. Eberth disse que quando assumiu a administração da Santa Casa o hospital se encontrava em situação muito difícil, na época a instituição estava com uma dívida de cerca de R$ 4 milhões. Desde então a administração tem lutado e conseguido mudar essa realidade melhorando e ampliando o atendimento médico da população.
Após estabilizar as contas através de muitas negociações em relação às dividas trabalhistas a Santa Casa aumentou o número de internações pelo SUS, no início havia cerca de 400 internações por ano e atualmente internam-se aproximadamente mil pacientes anualmente, com isso o repasse para a instituição aumentou. Além disso, o hospital passou a tratar de casos um pouco mais complexos como angina ou diverticulite, pois estruturou as equipe médicas, melhorou a farmácia e adquiriu alguns aparelhos de monitoramento através da AngloGold.
Atualmente pelo SUS a Santa Casa realiza apenas internações, já através de diversos planos de saúde são oferecidos atendimento clínico, consultas, exames de radiologia, laboratoriais, duplex scan e ultrassom. O hospital ainda possui um centro cirúrgico completo, mas que não está sendo usado, pois as cirurgias realizadas na cidade são feitas no Cristiano Machado.
Hoje a Santa Casa é mantida pelos convênios com planos de saúde, que de acordo com o provedor é apenas uma pequena receita, consultas particulares que são realizadas no hospital e da contribuição do SUS provenientes das internações, que é uma parcela expressiva. E ainda de serviços laboratoriais e de alimentação prestado para a UPA, financiados pela Prefeitura.
O provedor ressalta que as pessoas que possuem planos de saúde e pretendem pagar uma consulta particular podem e devem procurar a Santa Casa, o hospital oferece inclusive pronto socorro que atende esses pacientes. É através do atendimento particular e conveniado que a instituição paga o plantonista para supervisionar a enfermaria do SUS.
Apesar dessas modificações a Santa Casa ainda apresenta dificuldades na manutenção do hospital, como o pagamento dos funcionários, dos medicamentos e da alimentação, para isso tem procurado formas de angariar verbas através de parcerias.
Durante a reunião que teve a presença de representantes do Supermercado Araújo e da TH Locações de Tratores Ltda foram apresentadas boas ideias ao provedor com a finalidade de elevar a receita do hospital e contribuir para que ele continue oferecendo todos os serviços para a população. Essas ideias serão analisadas pelo hospital e pelas empresas.
Saúde Medicina expande compreensão sobre o emagrecimento saudável
Saúde IBGE e Ministério da Saúde lançam Pesquisa Nacional de Saúde 2026
Saúde Cacique Raoni volta para unidade de terapia intensiva
Saúde São Paulo já soma 7 casos de sarampo neste ano
Saúde Cacique Raoni tem hemorragia digestiva, mas quadro é estável
Saúde Denúncias de violência infantojuvenil crescem mais de 120% em 5 anos Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 13° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
