ANUNCIO POP UP ANGLOGOLD ASHANTI
cartório 2
cartorio 1
VIEW GO
comer e beber3
FIEMG CAMPANHA PI 39117
CEMIG CAMPANHA_PI 29438_Perfil 252
anglogold web série
Senado Federal

É falso que Senado tenha votado impeachment de ministro do STF em agosto

É falso que o Senado tenha aprovado o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, como divulgado em vídeos que estão circulando nas redes sociais,...

29/09/2022 13h31
Por: Glaucia Melo Clark
Fonte: Agência Senado
Vídeos nas redes sociais divulgam fake news, pois não houve votação de pedido de impeachment pelos senadores - Agência Senado
Vídeos nas redes sociais divulgam fake news, pois não houve votação de pedido de impeachment pelos senadores - Agência Senado

Selo_FakeÉ falso que o Senado tenha aprovado o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, como divulgado em vídeos que estão circulando nas redes sociais, mas que mostram apenas trechos de uma audiência pública sobre o andamento do chamado “inquérito das fake news” no Supremo Tribunal Federal (STF).

A audiência foi promovida pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado no dia 30 de agosto, em atendimento a requerimentos (REQ 40/2022 e  REQ 43/2022) do senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

A descrição dos vídeos, publicados inicialmente no YouTube, diz o seguinte: “Ao vivo!! Impeachment de Ministro do STF!! Reunião às pressas!!”. Isso não é verdade.

As imagens fixas usadas para identificar os vídeos — frame, na linguagem audiovisual — também levam ao entendimento de que houve votação do pedido porque mostram os títulos “Aprovado agora! Brasília tremendo” e “Aprovado agora! Moraes apavorado!”.

Entretanto, não houve votação de pedido de impeachment de ministro do STF durante a reunião da comissão. Além de a audiência pública ser destinada apenas a debates, a análise desse tipo de matéria não é competência das comissões permanentes do Senado.

Atualmente existem 16 petições que oferecem “representação contra o ministro Alexandre de Moraes, com fundamento no art. 41, caput, da Lei 1.079, de 1950 (Lei do Impeachment)”. Os pedidos aguardam manifestação técnica da Advocacia do Senado (Advosf) para posterior análise do presidente do Senado. O acompanhamento das petições pode ser feito pelo site do Senado.

O vídeo com a íntegra da reunião da CTFC está disponível no portal Senado Multimídia. Outras informações sobre a audiência podem ser acessadas na página da comissão e no portal Senado Notícias. 

A verificação dos vídeos foi solicitada ao Senado Verifica por meio da Ouvidoria do Senado.

Senado Verifica – Fato ou Fake é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Quer checar uma informação sobre o Senado? Envie uma mensagem para: [email protected]. #FakeNewsNão!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 20h13
27°
Tempo nublado Máxima: 30° - Mínima: 18°
28°

Sensação

4.57 km/h

Vento

64%

Umidade

PUBLICAÇÕES LEGAIS
ALMG_PI 66298
ALMG ABRIL PI 67150 parte 2
ALMG eleições setembro
almg abril
Municípios
RETÂNGULO ANUNCIE
ALMG SETEMBRO PI 68536
Últimas notícias
ALMG SETEMBRO PI 68536
Mais lidas
Anúncio
Anúncio