A pequena Maria Eduarda Barbosa Campos de Sousa, ou simplesmente Duda, de quatro anos, foi eleita em abril a Miss Minas Gerais Kids. Essa pequena princesa sabarense que mora no bairro Nossa Senhora de Fátima em #Sabará dá um show de empoderamento e representatividade por se apresentar com seu belo cabelo black.
Segundo Adriana Barbosa Campos de Sousa, mãe da Duda, a pequena já lida com o mundo da moda desde nova, porque antes de miss ela já era blogueirinha. Entretanto, o concurso ajudou ela a se aceitar e se amar. “A Duda antes queria ser igual as princesas com 'cabelo caído’, como ela mesma falava. Hoje ela fala que as princesas deveriam ter o cabelo igual ao dela”, explica Adriana.
A mãe conta ainda que o que mais ouve das pessoas é que esse mundo de miss não é para ela, pelo fato dela não se encaixar no padrão de beleza convencional e pelo fator financeiro. “Uma menina preta e da periferia querendo ser miss parece até piada para alguns, mas estamos aqui pra quebrar paradigmas”, afirma.
A pequena miss já é uma inspiração para outras crianças e mães. Adriana diz que recebe relatos de pessoas que passaram a se aceitar depois de ver a Duda. “A importância, como eu sempre falo, é ter uma visibilidade e representatividade, poder mostrar para as meninas negras o que é a nossa cultura e salientar que somos bonitas. Muitas vezes é imposto pela mídia um padrão de beleza que nós não nos encaixamos, portanto, meu objetivo principal é mostrar a beleza negra, nossa cultura. A beleza não tem padrão e qualquer menina pode sonhar e ser o que quiser ”, disse Adriana.
Duda faz tudo com um sorriso no rosto e muita alegria, apesar de ser muito nova ela sabe que muitas meninas se espelham nela, por isso ela ama ir nos eventos e se sente uma princesa. Além disso, nas horas vagas ela gosta de se dedicar aos estudos. A mãe conta que ela é muito dedicada e inteligente. “Queria muito que essa visibilidade nos ajudasse a conseguir um curso de inglês e uma escola melhor para ela. O que eu mais quero é que ela tenha bons estudos”, diz Adriana.
Mãe e filha agora se preparam para a etapa nacional do concurso que acontecerá em outubro. Adriana está em busca de parcerias e patrocínios para aumentar as chances da pequena Duda.
“Estamos nos dedicando ao máximo, mas infelizmente tem a barreira social e obstáculos. Queria muito que ela tivesse aula de passarela com um profissional porque eu sou a maquiadora, estilista e fotógrafa, mas não sei desfilar, então isso tem nos assustado. Acredito que com muita luta vamos conseguir”, conclui Adriana. Quem quiser conhecer o trabalho da pequena Duda pode seguir o perfil do Instagram Duda Crespinha. O contato para futuras parcerias pode ser feito através do número (31) 97311-0892.
Mín. 12° Máx. 29°
Mín. 13° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 12° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens