O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) afirmou, em pronunciamento nesta quarta-feira (8) em Plenário, ser contra o Marco Legal das Garantias de Empréstimos (PL 4.188/2021). A proposta reformula as normas que regulamentam as transações de tomada de empréstimos em instituições financeiras e os bens dados como garantia em caso da não quitação da dívida. O objetivo é diminuir os riscos dos credores, contribuindo para baratear o custo do crédito no Brasil. De iniciativa do Poder Executivo, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2 de junho.
Kajuru destacou que a matéria é um risco para as famílias de menor poder aquisitivo e uma "bondade" para os bancos.
— O risco de uma família em dificuldade financeira recorrer a um empréstimo bancário sem que depois consiga pagar é gigantesco. E aí, o que acontece? Adeus o único imóvel da família. Uma tragédia. — criticou.
O senador citou dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC) que mostra que a parcela de endividados bateu o recorde de 77,5% das famílias brasileiras, sendo que 10,8% assumidamente não têm condição de pagar dívidas e contas em atraso.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 8° Máx. 20°
Mín. 9° Máx. 22°
Tempo limpoMín. 10° Máx. 24°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
