Sábado, 25 de Junho de 2022
(31) 99129-8046
SOCIAIS 18 de maio

Dia nacional da luta Antimanicomial é lembrado com passeata em Sabará

BLOCO TREMIDOIDO fez sucesso pelas ruas

18/05/2022 17h36 Atualizada há 1 mês
123
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Prefeitura de Sabará
Dia nacional da luta Antimanicomial é lembrado com passeata em Sabará

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõe a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Assim como o processo do Movimento da Reforma Sanitária, que resultou na garantia constitucional da saúde como direito de todos e dever do estado através da criação do Sistema Único de Saúde, o Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

Sabará

Hoje para celebrar a data, a Prefeitura de Sabará, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS's Adulto e Infantil, realizou uma passeata de conscientização por algumas ruas da cidade. Profissionais, pacientes e seus familiares, com apoio da Guarda Civil Municipal e acompanhamento da Fanfarra do CAIC, se concentraram na sede do CAPS Adulto e se dirigiram até a praça Santa Rita.

???? Durante a iniciativa, que visa a garantia de direitos com o cuidado em liberdade e inclusão social, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, os participantes entregaram, nos comércios e residências do município, panfleto educativo, contendo informações sobre a temática.

➡️ Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

???? Os CAPS's buscam oferecer aos seus usuários, pacientes com transtornos mentais e/ou em uso prejudicial de álcool e outras drogas um serviço que acolhe, promove a reinserção social e familiar e possibilita a busca da autonomia, por meio de atendimentos multiprofissionais. Para mais informações sobre o atendimento dos CAPS's, entre em contato pelos telefones CAPS Adulto (31) 3672-9855, (31) 98435-9123 ou CAPS Infantil (31) 3672-7731.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará - MG
Atualizado às 16h38 - Fonte: Climatempo
29°
Tempo aberto

Mín. 12° Máx. 29°

28° Sensação
8 km/h Vento
24.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias