Terça, 16 de Julho de 2024 12:56
(31) 99129-8046
Sociais CONVERSA DE ESQUINA

Zé de Candu

Há várias maneiras de alguém se destacar nesse mundão besta...

01/04/2022 14h24
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: LUIZ ALVES

Há várias maneiras de alguém se destacar nesse mundão besta. Habilidade nos esportes, inteligência, beleza, velhacaria, riqueza, malandragem são alguns requisitos. Mas o esperto Zé de Candu reinava era no humor. Seresteiro e pescador, virou folclore sabarense. Há mil causos sobre essa grande figura. Causo de pescador, então, nem se fala. 

Aqui vai um. Voltando das pescarias no outrora piscoso – hora de consultar o dicionário – Rio das Velhas, sempre passava pela casa de antiga comadre. Pedia que ela fritasse alguns dos peixes que conseguira, tomava café, lambiscava uma cachacinha, comiam, e tome prosa... 

- Hoje só pesquei essas piabinhas ordinárias. Decepção danada. Mas ainda fisgo um dourado. Vai preparando a panela, comadre!

Não é que o Zé de Candu um dia fisgou mesmo um belo dourado? Pensou na promessa. Sabe como é, promessas existem para serem descumpri-las. Ele olhou bem o peixe e... decidiu dar o cano na amiga! Botou o bichão no embornal, driblou a consciência e foi filar o café e a pinga da pobrezinha. Chegou e escondeu a sacola com o dourado num cantinho da varanda da casa. Na cara dura, ainda choramingou: 

- Pois é, comadre, hoje foi dia dos peixes. Fracasso total. Só dei banho nas minhocas. Não peguei nem maria sapuda.  

- É assim mesmo, consolou a comadre. Amanhã a sorte vira.

Foi quando ouviram uma fuzarca medonha na varanda. Uns dez gatos se arranhavam em rosnante disputa pelo que sobrara do dourado. A amiga botou a mão na cintura e fuzilou com o olhar o aflito pescador. Mas Zé de Candu pensava rápido. Pegou um porrete e, aos gritos, saiu distribuindo furiosas pancadas na bichanada. Gato voava para todo lado.

- Xô, seus gatunos esfomeados. Olha o que fizeram, bandidos! Vocês estragaram a surpresa que eu tinha preparado pra minha comadre!

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
CONVERSA DE ESQUINA
Sobre CONVERSA DE ESQUINA
Uma coluna bem descontraída que conta a história do povo da nossa cidade através das mãos do nosso amigo professor e ex-prefeito Luiz Alves
Sabará, MG
Atualizado às 12h18
24°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 26°

24° Sensação
4.63 km/h Vento
40% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 13° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias