cartório 2
cartorio 1
VIEW GO
ANUNCIO POP UP ANGLOGOLD ASHANTI
FIEMG CAMPANHA PI 39117
anglogold web série
comer e beber3
CEMIG CAMPANHA_PI 29438_Perfil 252
Senado Federal

Comissão de Educação aprova criação do Dia Nacional da Síndrome de Tourette

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta quinta-feira (30) um projeto que institui a data de 7 de junho como Dia Nacional da Sí...

30/09/2021 17h30
Por: Glaucia Melo Clark
Fonte: Agência Senado
Autor da proposta, Flávio Arns (no telão) participa na reunião desta quinta, conduzida por Marcelo Castro - Roque de Sá/Agência Senado
Autor da proposta, Flávio Arns (no telão) participa na reunião desta quinta, conduzida por Marcelo Castro - Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta quinta-feira (30) um projeto que institui a data de 7 de junho como Dia Nacional da Síndrome de Tourette. De autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), o PL 5.549/2019 teve parecer favorável do senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

Relator ad hoc, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) apresentou o relatório. Ele lembrou que, em 3 de setembro de 2019, foi feita audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), promovida conjuntamente pelas Subcomissões de Pessoas com Deficiência (CASPCD) e de Doenças Raras (CASDRAR), em que se debateram questões relacionadas a? síndrome de Tourette.

Essa síndrome é um transtorno neuropsiquiátrico que se manifesta na infância ou na adolescência, caracterizado por tiques motores e vocais, que podem causar constrangimentos aos portadores. As manifestações vocais, que podem ser sons desarticulados ou palavras emitidas fora de contexto, são uma marca muito característica da síndrome.

Flávio Arns explicou que esse distúrbio provoca dificuldades consideráveis na vida das pessoas com a síndrome, principalmente no campo da interação social, atrapalhando o desenvolvimento psicoafetivo. Segundo o autor, a criação da data vai ajudar a difundir informações sobre a síndrome e diminuir o preconceito.

— Nesse contexto, a iniciativa é, sem dúvida, pertinente, oportuna, justa e meritória — expôs Nelsinho, médico por formação.

O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação no Plenário do Senado.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 02h13
24°
Tempo nublado Máxima: 35° - Mínima: 21°
24°

Sensação

6.05 km/h

Vento

75%

Umidade

PUBLICAÇÕES LEGAIS
ALMG_PI 66298
pendencia 64948
ALMG ABRIL PI 67150 parte 2
pendencia 64948
ALMG eleições setembro
almg abril
Municípios
ALMG SETEMBRO PI 68536
RETÂNGULO ANUNCIE
Últimas notícias
ALMG SETEMBRO PI 68536
Mais lidas
Anúncio
Anúncio