Quarta, 24 de Junho de 2026
(31) 991298046
Religião CASA DO CAMINHO:

75 anos de amor e caridade

75 anos de amor e caridade

20/10/2015 16h47
Por: Glaucia Melo Clark
 75 anos de amor e caridade

A Casa do Caminho comemora este mês 75 anos de existência. Ela foi fundada em 3 de outubro de 1940, data de aniversário de Alan Kardec, codificador e divulgador da Doutrina Espírita que escreveu o Livro dos Espíritas, considerado o marco de fundação do Espiritismo.

Dona Sidália Xavier, uma das orientadoras da Casa do Caminho e como ela mesma diz, tem sua vida confundida com a instituição, conta que a doutrina espírita começou a ser divulgada e propagada em Sabará por volta da década de 1930 quando seus pais vindo de Pedro Leopoldo, chegaram na cidade e foram trabalhar no abrigo Irmã Tereza. Sua mãe era irmã do famoso médium Chico Xavier, logo já era a adepta à doutrina. O abrigo era mantido pelo casal Joel e Adília Franco que eram amigos do médium. Eles se juntaram e passaram a reunir com outras pessoas que gostavam da doutrina, Chico Xavier, costumava visitar a irmã e quando estava na cidade sempre participava das reuniões realizadas por eles, dessa forma o núcleo espírita foi crescendo e ganhando cada vez mais força em Sabará.

Os primeiros encontros aconteciam na casa do casal Joel e Adília, localizada a rua São Francisco. Como o espiritismo foi ganhando cada vez mais força, o casal que era proprietário do prédio na esquina das ruas do Carmo e Coronel Jacinto resolveu doá-lo para o grupo. A Casa do Caminho que já existia através das reuniões ganhava uma sede e passou a existir de forma física.

Para Paulo Penna, irmão de dona Sidália que também atua como um orientador da Casa do Caminho, diz que a instituição faz parte história da cidade. “A Casa do Caminho antes de existir fisicamente, já existia no coração dos espíritas que já vieram antecipadamente do mundo espiritual com esse compromisso de fundá-la”. Ele afirma que sente que ela é respeitada em cada porta que se bate durante a Campanha do Quilo, por exemplo, isso demonstra como ela está inserida no município.

Paulo diz ainda que rotatividade de pessoas que passaram pela Casa do Caminho em todos esses anos é enorme, muitos já desencarnaram, mas continuam presentes, outros vivem fisicamente, mas já prestaram belos trabalhos para a local.

Dona Sidália afirma que o mais importante que acontece na Casa do Caminho é a divulgação da Doutrina Espírita, realizada durante as reuniões públicas e mediúnicas. Além disso, a Casa tem uma forte atuação no aspecto social. Existe a Campanha do Quilo, o abrigo Irmã Tereza, a distribuição de cestas básicas e ainda aulas de artesanato para as pessoas que são beneficiadas com as cestas. É oferecido também o serviço de passe e atendimento espiritual.

Atualmente a casa é presidida por Simone Pereira Penna e tem como vice-presidente Anunciato Calijorne. Dona Sidália diz que a diretoria é muito atuante, dedicada e trabalhadora.

Paulo explica que cada casa espírita tem um mentor. “No plano terreno tem sempre uma pessoa com a palavra de mais autoridade, um coordenador. Na espiritualidade tem a sua voz comandante. Eles não dirigem, mas sempre que necessário a Casa busca orientação, muitas vezes nós nem pedimos, mas o próprio mentor espiritual sente a hora de alertar. Não mudam ninguém de caminho, pois nós temos livre arbítrio. É uma orientação pacífica que você aceita de acordo com o seu entendimento”.

A Casa do Caminho tem como mentor o irmão Ângelo, tendo ele direcionado a fundação da Casa. No plano terrestre irmão Ângelo, era Paulo Franco, pai de Joel Franco, um dos principais responsáveis pela fundação.

Paulo Franco:

a bússola da Casa

do Caminho

Mesmo antes da Casa do Caminho existir fisicamente, Paulo Franco, o Irmão Ângelo, já orientava os futuros fundadores. “A minha mãe era médium e mesmo antes de participar da fundação, ela já era orientada por ele”, conta Sidália.

Paulo Franco foi o pioneiro do espiritismo em Sabará. Acredita-se que ainda no Além foi escolhido para dar início a grande tarefa na cidade. Nasceu em Sabará em 25 de maio de 1871, filho de Manoel e Mariana Franco, casou-se com Olívia Franco.

Em sua biográfica conta-se que era um homem reconhecido pelo seu espírito enérgico, justiceiro e reto que se impunha a todos pelos elevados dotes de cultura, inteligência e moral altruística. Era um homem caridoso e muito estimado entre os pobres e desprotegidos da sorte á quem muito auxiliava em suas obras de caridade.

Era adepto convicto das Escrituras Sagradas da religião evangélica protestante. Sentia que dentro do acanhado e dogmático templo de sua religião não poderia melhor servir a Jesus. Possuindo uma incansável sede de saber, amar e servir e procurando dar mais amplitude às interpretações e práticas evangélicas bebeu na fonte límpida do espiritismo. Em conjunto com vários companheiros estudou a cartilha espírita e assumiu o compromisso de servir a doutrina edificando um centro de estudos espíritas, mas a vontade não se concretizou na vida terrena. A morte o surpreendeu em pleno o vigor de seus 59 anos.

Aqui ficou Joel Franco, seu filho, que sentiu a responsabilidade deixada pelo pai, e decidiu concretizar a vontade de Paulo Franco. Auxiliado por alguns companheiros idealistas como ele e tendo na esfera espiritual seu pai ao lado de mentores incansáveis fundou o primeiro Centro Espírita na cidade que hoje é a Casa do Caminho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 11h13
24°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 26°

24° Sensação
1.98 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Sexta (26/06)

Mín. 14° Máx. 26°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias