Domingo, 26 de Julho de 2026
14°C 29°C
Sabará, MG
Publicidade

Paralelo 60: Rede Minas exibe série que mostra a ciência no Ártico e na Antártida

Programa acompanha primeira expedição brasileira no extremo Norte do planeta e as pesquisas no Polo Sul

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
03/06/2026 às 12h36
Paralelo 60: Rede Minas exibe série que mostra a ciência no Ártico e na Antártida
Qu4rto Studio / Divulgação

Pesquisadores brasileiros visitaram os extremos do planeta. Nessas incursões científicas, driblaram o frio polar em busca de soluções para o futuro da humanidade. Documentaristas acompanharam essa aventura por conhecimento no Ártico e na Antártida e registraram o percurso, da neve aos laboratórios.

Esse trabalho se transformou na série Paralelo 60: a ciência brasileira nos extremos do planeta, que é lançada ao público pela Rede Minas e no streaming Minasplay na próxima terça-feira (9/6).

As gravações começaram em 2023, quando foi realizada a primeira expedição científica oficial do Brasil ao Ártico. Toda a jornada foi registrada pelas câmeras, que acompanharam a saga do doutor e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Henrique Rosa, e de outros cientistas de universidades brasileiras que participaram da empreitada.

A Antártida foi o segundo destino da expedição. Pesquisadores e documentaristas se embrenharam no gelo, nas águas e nas instalações da Estação Comandante Ferraz, base brasileira no Polo Sul.
 

Qu4rto Studio / Divulgação
Qu4rto Studio / Divulgação

Fora do trabalho de campo, as amostras seguiram para os laboratórios das universidades brasileiras, também retratados na série, que mostra os diversos estudos científicos desenvolvidos nesses locais.

Paralelo 60 tem direção de Ian Lara e Leandro Lopes, que também assina o roteiro junto com Bia Starling. A produção é da Qu4rto Studio, com recursos do edital Olhar Independente, fruto de parceria entre a Rede Minas e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

O público acompanha a exibição, com exclusividade, às terças-feiras, às 22h, pela Rede Minas e no streaming Minasplay, com reapresentação aos sábados, às 15h30.

Episódio 1

A série estreia com uma viagem pela fascinante história das grandes expedições que desbravaram os extremos do planeta e descobre os enormes desafios logísticos para alcançá-los.

Conduzido pelas pesquisas de Luiz Henrique Rosa (UFMG) e Paulo Câmara (UnB), e pelo trabalho de instituições como MCTI, CNPq e Secirm, o episódio apresenta de forma clara o funcionamento do Programa Antártico Brasileiro (ProAntar), peça-chave da presença científica nacional nos polos.

Entre registros históricos e relatos pessoais, o espectador acompanha as primeiras impressões dos pesquisadores ao pisar em territórios praticamente intocados, experimentando a mistura de deslumbramento e responsabilidade que marca o início de uma jornada científica capaz de revelar segredos vitais para o equilíbrio climático global.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ENCONTRO DE BANDAS Há 2 semanas

Encontro de Bandas de Sabará reúne 14 corporações musicais na Praça Santa Rita

Evento gratuito acontece no domingo, 26 de julho, e recebe bandas de Sabará e de outras cidades mineiras em uma celebração da música, da cultura e da tradição

ARTE URBANA Há 3 semanas

Sabará leva sua arte urbana para um dos maiores murais coletivos do Paraná

O artista Glauber Henrique representará a cidade em uma intervenção de 1.400 m², reunindo 26 artistas de sete estados brasileiros e convidados internacionais em Ponta Grossa.

LARGA O VERBO Há 4 semanas

Coletivo Larga o Verbo, de Sabará, é premiado no Prêmio Nacional Vozes Periféricas 2026

Movimento cultural criado no bairro Ana Lúcia foi reconhecido entre 100 coletivos do país por sua atuação com batalhas de rima, saraus, formação cidadã e valorização da juventude periférica

DIVERSÃO EM CENA Há 1 mês

Diversão em Cena estreia temporada 2026 em Sabará com a peça infantil “As Aventuras de Bininha”

Espetáculo gratuito promovido pela Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames será apresentado no Cine-Teatro Bandeirante e abre a programação 2026 do Diversão em Cena em Sabará.

Silas da Fonseca, produtor e proprietário do Rancho da Cultura.  Fotos: Pri Cemis
Sabores Ancestrais Há 1 mês

Sabará ganha webséries sobre Ora-pro-Nóbis e Jabuticaba para valorizar a gastronomia local

Com cinco episódios cada, as produções contam histórias, receitas e tradições ligadas aos festivais do Ora-pro-Nóbis e da Jabuticaba, reforçando a importância da cultura gastronômica sabarense.

Lenium - Criar site de notícias