Sexta, 10 de Julho de 2026
(31) 991298046
Esportes ESPORTES

Secretário fala dos projetos para o Esporte sabarense

Secretário fala dos projetos para o Esporte sabarense

01/04/2015 11h47
Por: Glaucia Melo Clark
Secretário fala dos projetos para o Esporte sabarense

Desde o início de março o vice-prefeito, Ricardo Antunes, é o responsável pela pasta de Esportes do município.

O novo secretário diz que o primeiro passo é colocar para funcionar os dois projetos do convênio com o Governo Federal; o PELC– Programa de Esporte e Lazer na Cidade- e o Segundo Tempo. Ele explica que o PELC terá 13 núcleos e cada um atenderá 400 pessoas. Ricardinho ressalta que qualquer pessoa a partir dos sete anos pode participar. Já o Segundo Tempo, que é voltado para alunos das escolas municipais e desenvolve atividades no contra turno da aula, serão 20 unidades, atendendo 150 crianças cada. Totalizando 8.300 pessoas na cidade.

Em relação ao recurso, ele explica que existe uma verba fechada. Existe um valor para pagar os funcionários, um kit material e um recurso para alimentação em eventos, que devem ser realizados durante o ano. A verba ainda é destinada para uma filmadora, 10 câmeras fotográficas, cama elástica e tabelas de basquete.

O secretário afirma que o programa era para começar a funcionar em 2014, mas como foi um ano eleitoral ficou complicado colocá-lo em prática. Ele diz que antes de assumir a Secretaria, já começou a trabalhar para criar condições para colocar esses programas em funcionamento. Por isso, foram realizados processos seletivos para coordenadores e estagiários. O vice-prefeito afirma que está na fase final das seleções e que provavelmente todas as contratações acontecerão nos próximos dias.

Ricardinho diz que a intenção é interagir com a comunidade. Ele afirma que já reuniu com os coordenadores do PELC e pediu que cada um fizesse um levantamento para avaliar qual a potencialidade da comunidade que eles irão trabalhar. A ideia é potencializar as ações que já existem na comunidade, como times de futebol, grupos folclóricos, bandas, corais, enfim pessoas que estejam envolvidas com a comunidade no sentido de desenvolver o esporte e o lazer e trabalhar diretamente com essas pessoas. Além disso, serão usados espaços públicos da comunidade ou particulares, desde que as pessoas queiram fazer parcerias. As atividades poderão também ser realizadas em Lares de Idosos, condomínios ou outras instituições.

Além dos programas do Governo Federal que serão implantados, o secretário afirma que várias quadras da cidade estão passando por reforma, entre elas estão a do bairro Alto Fidalgo, Nova Vista, a do CAIC, no Nossa Senhora de Fátima, entre outras. Segundo ele, a proposta é melhorar todos os espaços destinados para a prática do esporte e lazer.

A quadra poliesportiva do Siderúrgica também está passando por uma ampla reforma. Ricardinho afirma que desde chegou à Secretaria tem acompanhado a obra de perto e exigido mais empenho dos responsáveis. A verba foi destinada pelo Governo Federal através do Ministério de Esportes.

Além do Siderúrgica, o campo do Ferroviário e do Newtão também passarão por uma ampla reforma que será financiada com verba do Governo Federal. O campo Ferroviário deverá receber mais de R$ 600 mil. Já o projeto do Newtão é grandioso, a intenção é transforma o campo em uma arena, a verba para a obra chega a R$ 4 milhões.

O secretário falou ainda do time de futebol do Siderúrgica que pretende voltar a participar do Campeonato Mineiro na quarta divisão. De acordo com ele, as dificuldades do clube são muitas, mas a Secretaria pretende contribuir com o que puder. Ele ressaltou que apesar dos gastos serem muitos o ideal seria se o clube tivesse o apoio da iniciativa privada.

Ricardinho pretende ainda oferecer mais opção de lazer para o servidor público. O objetivo é abrir as portas de espaços como a PRAESA e o Clube Siderúrgica para o servidor e ainda trabalhar firme para fortalecer as relações com a iniciativa privada, estabelecendo parcerias público-privadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 14h13
27°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 26°

26° Sensação
2.74 km/h Vento
30% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)

Mín. 13° Máx. 29°

Tempo limpo
Domingo (12/07)

Mín. 16° Máx. 30°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias