Sábado, 27 de Junho de 2026
(31) 991298046
Dólar comercial R$ 5,17 +0,03%
Euro R$ 5,88 +0,00%
Bitcoin R$ 329.795,62 ++0,76%
Bovespa 173.295,14 pontos +0.76%
Ciências UBS ALVORADA

População do Alvorada recebe UBS revitalizada

População do Alvorada recebe UBS revitalizada

19/03/2015 18h01
Por: Glaucia Melo Clark
População do Alvorada recebe UBS revitalizada

No sábado, 28 de fevereiro, a Prefeitura entregou para a população a Unidade Básica de Saúde do bairro Alvorada, totalmente revitalizada. A UBS beneficiará 8.979 pessoas, moradoras do bairro.

As mudanças principais foram a troca de todo o piso, de todos os armários e de todo o encanamento de vácuo, esgoto e água do segundo andar. No primeiro andar as principais mudanças foram a troca de toda a rede elétrica da unidade, revisão de toda a parte hidráulica e reparos nos locais de maior necessidade. As maiores novidades para a população são as paredes, todas com pintura revitalizada, a cobertura feita na entrada da unidade protegendo assim os usuário que comparecem para aquisição de medicamentos e o acesso à odontologia.

A Clínica Odontológica, inclusive, é um dos destaques da UBS Alvorada. A clínica possui sete dentistas, quatro auxiliares de saúde bucal e dois técnicos em saúde bucal. Já a equipe médica é formada por sete médicos, três enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Ainda tem dois auxiliares de serviços gerais, sendo um para clínica odontológica e outro para a Unidade, e um auxiliar administrativo.

A Unidade é a primeira a ser entregue das 11 UBS’ s que estão sendo reformadas na cidade. As reformas estão sendo financiadas pelo Executivo municipal em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde. Até o momento foram gastos R$1.565.834,88 nas reformas das UBS do Alvorada, Nova Vista, Ravena, KM14, General Carneiro, Vilas Reunidas, Castanheiras, Siderúrgica, Fátima I, Fátima II e CAIC, que deverão ser entregues até junho deste ano. Além das reformas, estão sendo construídas mais cinco unidades básicas de saúde na cidade, no Novo Alvorada e Roça Grande, que tem previsão para ser entregue até agosto de 2015 e, ainda no Ana Lúcia, Adelmolândia e Fidalgo/ Campo Santo Antonio que devem ser concluídas até o final do ano.

A vereadora Terezinha van Stralen estava na solenidade e ressaltou que estar ali naquele momento era motivo de muita emoção. Terezinha contou que participou da montagem da primeira unidade do bairro que ocorreu na década de 1980. Ela lembrou que na época fazia parte de uma comissão na Secretaria de Saúde e o primeiro posto médico começou no salão da Igreja Santana, ainda de forma precária, em seguida foi instalada na rua Elói Mendes e só depois de alguns anos foi construída onde é agora. A vereadora salientou que a luta maior se deu a partir de 2009, quando ela já fazia parte do Legislativo, pois nesse ano um projeto de construção de um Terminal Rodoviário pretendia retirar o Centro de Saúde e mais 21 famílias do local. A desapropriação chegou a ser decretada pelo governador.

Desde então Terezinha disse que começou uma luta incansável para que isso não acontecesse. Até que finalmente o governador extinguiu o decreto. Logo, para a vereadora a entrega da Unidade reformada é uma grande vitória.

Durante a inauguração da Unidade Básica o prefeito Diógenes Fantini elogiou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde salientando o belo trabalho feito pela secretária de saúde, Roseli da Costa Oliveira, e ressaltou também a participação ativa da comunidade na atual gestão que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, lembrando a luta citada pela vereadora Terezinha pela permanência da Unidade de Saúde no terreno, onde está localizada.

O prefeito afirmou que a reforma da Unidade de Saúde é sem dúvida um ganho para a população de Sabará, ressaltou que o Executivo está restaurando toda a Rede Municipal de Saúde através de ações como essa e explicou que a revitalização dos postos de saúde, assim como a construção de mais cinco unidades, é fruto de um convênio com o Governo Federal realizado em 2013. Ele lembrou também que além da reforma física, novos equipamentos foram adquiridos, ampliando assim a condição de tratamento da população do Alvorada.

Fantini destacou ainda que o trabalho desenvolvido na área de saúde no município prima pelo acolhimento do paciente, “quando o médico não cura, ele tem que consolar”, citou como forma de exemplificar o que está fazendo pela saúde sabarense.

Para finalizar, o prefeito anunciou que finalmente o município terá um tomógrafo e afirmou que continuará o trabalho de forma séria e transparente, anunciando tudo que está sendo feito e também as mazelas que o município está vivendo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 17h13
23°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 26°

23° Sensação
2.8 km/h Vento
55% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/06)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo limpo
Segunda (29/06)

Mín. 13° Máx. 27°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias