Quinta, 25 de Junho de 2026
(31) 991298046
Calendários e Eventos ESCOLAS DE SAMBA

Abram alas para o Carnaval ...

Abram alas para o Carnaval ...

19/03/2015 10h50
Por: Glaucia Melo Clark
Abram alas para o Carnaval ...

Amanhã começa a mais tradicional festa do país: o Carnaval. Este ano a festa sabarense promete, nomes renomados da música brasileira subirão no Trio Elétrico e farão o já animado carnaval de Sabará ficar ainda melhor. Léo Santana, Elza Soares, Aline Calixto e fechando com chave de ouro, o sambista Diogo Nogueira vão levantar a moçada nos dias de folia que prometem varar as madrugadas.

Mas se vocês acham que os grandes artistas apagarão o que de mais charmoso em nosso carnaval, estão muito enganados. O sabarense botará o bloco na rua e nossas escolas continuarão brilhando na Passarela do Samba.

Na última edição da Folha mostramos a programação dos blocos, hoje publicamos o que as escolas prometem mostrar na avenida nas noites de sábado e segunda, e ainda o que bloco centenário Mundo Velho vai levar para a Passarela do Samba na noite de domingo.

Moralistas do Samba e os 40 carnavais

A Moralistas do Samba vai fazer um passeio pela história de quatro décadas da escola. Nesses quarenta carnavais muita coisa aconteceu, muitas alegrias foram colocadas na avenida, fantasias, alegorias e diversos samba-enredos cantaram e iluminaram nossa linda Sabará, e é isso que os quase 300 integrantes pretendem mostrar na avenida, levantando o público.

A Escola vai para a avenida com um carro alegórico e uma bateria contagiante com 110 ritmistas. De acordo com Henrique Horta, presidente da Moralistas, a grande novidade este ano não estará a mostra na avenida, mas sim no caixa, a intenção é trabalhar apenas com a verba de R$ 43 mil, repassada para todas as escolas. Henrique destaca que normalmente cada agremiação gasta entre R$ 80 e R$ 130 mil.

O responsável pelo samba-enredo que promete levantar a galera é Adilson Pezão, já o carnavalesco que montou todo desfile entre fantasias e alegorias e Gil Bambino.

Colibri do Campo chama o público para sonhar

Há 28 anos a escola vem encantando a todos. Assim como o nome que carrega, Colibri: ave de cores brilhantes, voo rápido e plumagem com reflexos metálicos, a Colibri do Campo promete levar muito brilho para a Passarela do Samba neste Carnaval.

O presidente e carnavalesco da escola, Cácio Gomes, diz que a escola vai apresentar o tema: ?O crepúsculo de uma nova era brasileira: vem ser feliz, vem sonhar com o Colibri?. Ele explica que a escola retoma o tema de 2014, que remete à Copa do Mundo, já que não pôde ser vista na avenida no último carnaval.

Os ensaios começaram cedo. Desde 21 de dezembro os membros da escola já ensaiam para o grande momento.

A Colibri vai entrar na avenida com muita alegria e diversão que serão levados pelos 150 integrantes da escola. A bateria que dita o ritmo da festa conta com 50 ritmistas que pretendem levantar o público no início ao fim do desfile com o samba-enredo criado por Andre Filosofia e Zandinho Nocera.

Mundo Velho leva os clubes para a avenida

O mais antigo bloco da cidade, com mais de 120 anos, vai para avenida homenageando os clubes, associações super importantes na história de qualquer cidade.

O próprio Bloco Mundo Velho é permeado pela história do clube, já que os dois nasceram praticamente juntos. Consta no registro da entidade reuniões do bloco, em 1893, um ano antes da fundação do Clube.

A presidente do Mundo Velho, Lourdes Ida, explica que a escolha do tema foi feita em consenso com o conselho como marco de encerramento das comemorações dos 120 anos, completados em 2014. Lourdes ressalta que por ser um clube de afrodescendentes o bloco contará com a representação de um Clube Social Negro da Zona da Mata, representando todos os clubes sociais negros de Minas Gerais.

O Bloco levará para a Passarela do Samba 150 integrantes, com uma bateria composta por 15 ritmistas, seis alas e alguns destaques.

Para que o brilho na avenida seja garantido os integrantes do bloco ensaiam desde janeiro. A coreografia ficou a cargo do Odum Orixá e promete encantar a todos.

Para aqueles que acham que só ouvirão o som tradicional do samba, vão se surpreender durante o desfile do Mundo Velho. O Jazz, composto pelos músicos tradicionais da Banda Santa Cecília, ganhou espaço de destaque no carnaval do bloco. E não será só na avenida que o ritmo será ouvido, após a apresentação os participantes terão a confraternização no Clube ao som de muito jazz.

Rancho das Flores fantasia o Carnaval na avenida

Há 43 anos contagiando o carnaval sabarense, o Rancho das Flores vai para avenida para falar dessa magia que torna o nosso país único e especial: o Carnaval. De acordo com o presidente da escola, Michel Irrthum, o tema, ?De fantasia, com fantasias, fantasiando o Carnaval?, vem sendo trabalhado ao longo do ano. Ele diz que foi baseado em o que é o carnaval, a magia do encontro entre a fantasia e o sonho, onde ricos e pobres, todas as raças e religiões se misturam com o objetivo único de criar uma explosão de alegria e felicidade.

Na avenida a escola vai convidar o público a fantasiar e encher de cores seu carnaval e sua vida. Serão 300 integrantes que desfilarão ovacionando o carnaval, o samba-enredo composto Gilver Ascensão e Gláucia Hamacek, será tocado pelos 130 ritmistas que estão ensaiando desde o dia 5 de janeiro.

Os carnavalescos Michel Irrthum e Marco Aurélio Viterbo vão levar para avenida um carro alegórico e diversas alas que vão cobrir a passarela do samba de magia e diversão, terá ainda uma novidade que promete agradar a todos, mas essa o presidente preferiu não contar, afinal surpresas fazem parte dessa festa envolvente, dessa alegria fugaz chamada carnaval.

Unidos da Vila mostra as estações do ano

A crise hídrica foi a motivação para a escolha do tema da Unidos da Vila neste carnaval. A Escola leva para a avenida as quatro estações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da natureza. De acordo com o presidente da agremiação, Maurício Umbelino, havia três temas para serem votados, mas os diretores optaram por este por ser mais atual.

Desde o dia 58 de janeiro seus ritmistas estão ensaiando. O verão, o outono, o inverno e a primavera serão representados por um carro alegórico e várias alas que irão abrilhantar a passarela do samba.

Em seu 34º carnaval a Escola terá de volta os antigos integrantes da comunidade, chegando a um total de 300 pessoas que vão levar para avenida muita alegria e descontração ao som de 100 ritmistas que vão levar o samba-enredo do carioca da gema Marcelo Roxo.

Os responsáveis por toda maravilha que pretende contagiar os foliões são os carnavalescos Herbert, Naim e Valma.

O Mirins solta os Bichos... e vem preservar

Fazendo o melhor de mim para o melhor de Sabará

O Mirins do Samba vai levar para a avenida um mundo fantástico onde a preservação da fauna e flora será uma brincadeira de criança.

O desfile será uma inspiração para ?Fazermos o melhor de nós pelo melhor de Sabará?. A escola promete que por onde sua alegria passar vai deixar uma sensação prazerosa de serviço cumprido: pela conscientização de que a natureza deve ser preservada, os animais devem ser amados e as pessoas devem se unir.

Os coordenadores da Miríns acreditam que quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar bem cedo. O objetivo da Escola é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

O desfile dos Mirins do Samba vai buscar conscientizar as crianças quanto à preservação do meio ambiente local e mostrar para o público como cada pequena atitude, quando somada a outras, faz de Sabará um lugar melhor para se viver.

As crianças encontrarão as forças e as belezas da nossa natureza em água, terra, pedras, raízes, flora e fauna tudo espetacularmente ganhará vida diante dos olhos do público.

Este espetáculo da natureza sabarense será representado por sete alas, dois carros alegóricos. As alas representarão toda a riqueza da fauna e flora sabarense, além dos rios da cidade.

ATENÇÃO ESCOLAS DE SAMBA

Escolas de Samba obrigar-se-ão: ter o no mínimo total de componentes : 130; Comissão de Frente: 05; Ala

das Crianças: 10; Ala das Baianas: 05; Mestre Sala/Porta Bandeira:01; Porta Estandarte: 01; Rainha da Bateria:

01; Bateria: 40; Carro Alegórico:01; No mínimo total de 03(três)Alas com o no mínimo de 10 componentes

cada uma. A Escola de Samba com o total menor de que 130 componentes não des'la.

O tempo total de des'le de cada Escola de Samba é de 60 minutos, contados os 10 minutos de tolerância para

o início da apresentação. Cada minuto de atraso será descontado no tempo de des'le.

Vencido o tempo de início de des'le, a escola não des'la e receberá as penalidades previstas no Decreto

Municipal que Regulamenta e Disciplina o carnaval.

Acordo 'rmado entre as Escolas de Samba, vencido o tempo de evolução na Passarela do Samba, o som será

desligado automaticamente e a Escola deverá se retirar imediatamente do local para o des'le da Escola

seguinte. Os Blocos Caricatos também obrigar-se-ão a cumprir o Decreto Municipal que Regulamenta e

Disciplina o carnaval

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 03h13
19°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
1.83 km/h Vento
67% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias