O Serviço Social Autônomo (Servas) celebra o mês do Meio Ambiente destacando os avanços do Programa Reciclando Dignidade, iniciativa que alia proteção ambiental à transformação social, promovendo a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais.
O pagamento das contribuições terá início em julho e será realizado mensalmente, conforme o plano de contribuição previdenciária de cada catador: 11% do salário-mínimo no plano simplificado ou 20% no plano normal.
O projeto é fruto da parceria entre o Servas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o propósito de enfrentar a vulnerabilidade previdenciária desses trabalhadores, fundamentais para a preservação dos recursos naturais e a gestão adequada de resíduos.
Por meio do programa, recursos provenientes de multas ambientais são direcionados para promover a inclusão previdenciária dos catadores, o que poderá assegurar-lhes o acesso a benefícios previdenciários, além de oferecer ações educativas que fortalecem sua atuação.
Atualmente, mais de 90 associações e cooperativas participam do programa Bolsa Reciclagem, beneficiando cerca de 1.475 catadores, sendo este o público-alvo do projeto Reciclando Dignidade.
“Ao reconhecermos o papel fundamental dos catadores na cadeia da reciclagem, reforçamos o compromisso com um futuro mais sustentável e justo para todos. O Reciclando Dignidade é um exemplo concreto de como podemos unir políticas ambientais e sociais, oferecendo proteção e dignidade a quem promove a preservação ambiental”, afirma Christiana Renault, presidente do Servas.
O impacto transformador do programa é reconhecido por quem vive essa realidade. Neli de Souza Silva Medeiros, 59 anos, da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli Barreiro), resume.
"Meu trabalho como catadora não é só recolher material, é transformar o lixo em futuro para o planeta. E o programa Reciclando Dignidade nos dá a chance de ter um futuro digno também, garantindo que nossa dedicação ao meio ambiente seja recompensada com a segurança de uma aposentadoria, algo que antes era apenas um sonho”, diz.
Além da garantia previdenciária, o programa visa promover capacitações e ações educativas sobre educação previdenciária, saúde, segurança no trabalho, orientações sobre o acesso aos benefícios entre outros temas demandados pela categoria.
Essas iniciativas são essenciais para fortalecer a atuação dos catadores, promovendo maior autonomia, proteção social e consolidando seu protagonismo na construção de uma sociedade mais sustentável.
Infraestrutura Departamento de Estradas e Rodagem de Minas interdita a BR-459 em Itajubá, no Sul de Minas
Desenvolviment... Governo de Minas divulga Panorama do Comércio Exterior do Sul e Sudoeste do estado
Fazenda Governo de Minas Gerais realiza alienação da folha de pagamento e garante reforço bilionário ao caixa do Estado
Gestão Governo de Minas expande acesso a serviços públicos com inauguração de UAI em Capitólio
Infraestrutura Governo de Minas anuncia R$ 600 milhões em investimentos de infraestrutura rodoviária para o Leste do Estado
Trabalho Publicada a classificação final do concurso da Secretaria de Estado de Saúde Mín. 11° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
