Quinta, 24 de Junho de 2021
(31) 99129-8046
MEIO AMBIENTE PEDRA RACHADA

Seminário discute criação de unidade de conservação da Pedra Rachada em Sabará

Cercada por vegetação característica dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, a região é utilizada para o ecoturismo e esporte de aventura

25/03/2021 11h19
504
Por: Redação
Seminário discute criação de unidade de conservação da Pedra Rachada em Sabará

O Comitê de Bacia Hidrográfica Rio das Velhas e o Subcomitê de Bacia do Rio das Velhas - Caete/Sabará e a Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo, realizaram, no início de março, o “1° Seminário para criação da unidade de conservação na região da Pedra Rachada”, com objetivo de apresentar a proposta do projeto e obter informações para a construção conjunta dos estudos técnicos que irão fundamentar a criação da unidade. O seminário aberto a comunidade foi realizado por meio digital devido a pandemia do coronavírus. 

De acordo com Jéferson Paes dos Santos, Engenheiro Ambiental e Sanitarista e Coordenador da Sociedade Civil do Subcomitê de Bacia do Rio das Velhas - Caete/Sabará, a demanda começou em 2017, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente de Sabará e foi considerada como prioritária. Após este ano houve vários procedimentos que foram executados, como elaboração do Termo de Referência em 2019. 

 

“Essa contratação através da Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo veio como benefício para a cidade, é para fazer os estudos de identificação dos dados da área e importância dela, questão de mapa, solo, fontes. E a contextualização disso junto a que tipo de área de proteção pode ser criada, bem como, os impactos que vão causar na comunidade. Ainda estamos discutindo, é uma construção conjunta”, explicou. 

Jéferson mora em Sabará e executa esse serviço de forma voluntária e ressaltou a importância da união da comunidade nesses estudos.

As reuniões do Subcomitê são mensais e realizadas virtualmente por causa da pandemia. 

Representantes da prefeitura também participaram do seminário, segundo a Secretaria do Meio Ambiente serão realizados outros seminários, estudos e pesquisas de campo. “A criação da unidade de conservação irá ressignificar todo o potencial que a região da Pedra Rachada já possui. Fomentará o turismo ecológico favorecendo também, a utilização das trilhas que já são bastante frequentadas por ciclistas e grupos de caminhadas, fazendo com que haja uma maior conscientização da população sobre a necessidade de preservação e conservação do local’. 

 

O que é uma unidade de conservação? 

Espaço com natureza e paisagem de grande importância para a sociedade, definido formalmente pelo governo como área de proteção. Essas áreas podem ser de diversos tipos e tamanhos.

 

Benefícios das Unidades de Conservação

Proteção dos animais silvestres; proteção das florestas; equilíbrio do ciclo da água; redução da erosão do solo; controle de pragas e doenças; mobilização das comunidades; turismo; fortalecimento da economia local; equilíbrio do clima; polinização das plantas; incentivo à pesquisa científica e às práticas de educação ambiental. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Sabará - MG
Atualizado às 00h46 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 27°

16° Sensação
22 km/h Vento
71.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias