Sexta, 20 de Junho de 2025 20:13
(31) 991298046
Saúde GRIPE AVIÁRIA

Gripe Aviária: Ministério descarta caso suspeito em granja de Sabará

Com resultado negativo para Influenza Aviária, Minas Gerais segue sem registros da doença em granjas comerciais

20/05/2025 19h48
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: MAPA
Gripe Aviária: Ministério descarta caso suspeito em granja de Sabará

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) descartou a suspeita de gripe aviária em uma granja localizada em Sabará. A análise laboratorial confirmou resultado negativo para Influenza Aviária, mantendo Minas Gerais como um dos estados livres da doença em produções comerciais.

O caso em Sabará estava sob investigação junto com ocorrências suspeitas nos municípios de Salitre (CE) e Aguiarnópolis (TO). Com a confirmação negativa, o foco permanece em outras regiões, como o Rio Grande do Sul, onde foi identificado, recentemente, o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no país.

O foco detectado no município de Montenegro (RS) levou à adoção imediata de medidas preventivas em Minas Gerais. No último sábado (17), ovos férteis vindos da granja gaúcha foram rastreados no estado e, como precaução, 450 toneladas de ovos fecundados e outros materiais serão descartados na região Centro-Oeste de Minas.

De acordo com o governo mineiro, a decisão segue os protocolos sanitários nacionais, com o objetivo de conter qualquer possível disseminação da doença, proteger a avicultura estadual e garantir a segurança alimentar.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) seguem em alerta, reforçando ações de prevenção e controle sanitário. Minas participa ativamente do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle (PNSA), ciclo 2024/2025, em parceria com o Mapa.

As estratégias incluem fiscalização em granjas comerciais, vigilância em criatórios de subsistência, educação sanitária, cadastro de propriedades e rastreamento constante de materiais com potencial de risco.

A gripe aviária é uma doença de alto impacto para a produção avícola e para o comércio internacional. Por isso, o monitoramento contínuo e a atuação rápida das autoridades sanitárias são fundamentais para garantir a sanidade do rebanho avícola e a manutenção da atividade econômica no setor.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Sabará - MG
Anúncio
Sabará, MG
Atualizado às 17h07
23°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 25°

23° Sensação
2.48 km/h Vento
56% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)

Mín. 12° Máx. 26°

Tempo nublado
Amanhã (22/06)

Mín. 14° Máx. 28°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias