O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira (17/3) a antecipação de R$ 2,7 milhões para intensificar as ações de combate à dengue nos 54 municípios do Triângulo Mineiro. A medida visa reforçar o enfrentamento da doença na região, que tem sido a mais afetada neste ano, registrando o maior número de casos, hospitalizações e óbitos.
De acordo com o vice-governador Mateus Simões, o investimento total no combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, neste período sazonal, é de R$ 163 milhões, dos quais R$ 120 milhões foram repassados diretamente aos municípios para ações locais.
“A última parcela desse repasse, de R$ 30 milhões, estava prevista para julho. No entanto, devido à situação preocupante no Triângulo Mineiro, estamos antecipando R$ 2,7 milhões que serão pagos já nos próximos dias”, comunica.
“Com isso, cada cidade poderá agir com mais rapidez no combate ao mosquito, no atendimento à população e nas ações de mobilização”, ressalta o vice-governador.
Além dos repasses diretos, o Governo de Minas tem investido em tecnologias como drones, para mapear e tratar os locais com acúmulo de água parada, reforço no inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê, e capacitações dos profissionais de saúde em todo o estado.
As iniciativas já apresentam resultados positivos, com uma redução de mais de 90% nos casos de dengue nos primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Isso mostra que estamos no caminho certo. O Governo de Minas reafirma seu compromisso com a saúde dos mineiros e destaca a importância da participação de toda a sociedade no combate à dengue. Essa luta é de todos nós! Vamos juntos vencer a dengue!”, finaliza Mateus Simões.
Panorama
O Triângulo Mineiro concentra 26% dos municípios com alta e muito alta incidência de arboviroses nas últimas quatro Semanas Epidemiológicas, sendo registrados 23.203 casos prováveis de dengue, dos 66.791 casos em todo o estado, além de 32 óbitos em investigação, dos 59 no estado, e 11 óbitos confirmados, de um total de 14 no estado, até 14 de março.
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
