O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está na linha de frente da execução do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle no estado, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para proteger a avicultura mineira e manter a produção do setor longe de possíveis doenças que possam chegar com aves migratórias do continente norte-americano, que viajam todos os anos, especialmente na primavera, rumo à América do Sul e passam por Minas Gerais para descanso e alimentação.
Em Minas Gerais, a região do Alto do Rio Doce e o município de Lagoa Santa concentram algumas das principais áreas de pouso dessas aves. No entanto, o estado não apresenta uma quantidade significativa de pontos de invernada — áreas onde as aves se reproduzem após a migração — em comparação com regiões como Pantanal, Fernando de Noronha e o litoral paulista.
Desde setembro de 2024, mais de 80 granjas da avicultura industrial e 30 municípios com criatórios de subsistência foram incluídos no ciclo 2024-2025 do atual Plano de Vigilância. Durante as visitas, o IMA realiza inspeções clínicas, atualização de cadastros e orientações aos produtores. Além disso, a fiscalização integra atividades de rotina, como vistorias e ações preventivas, fortalecendo o controle sanitário e o compromisso com a segurança alimentar.
O trabalho também inclui coletas de materiais em granjas industriais e criatórios de subsistência, nas áreas pré-definidas pelo Mapa, aquelas com maior movimentação de aves e locais estratégicos, como pontos de pouso de aves migratórias e pontos de invernada.
Este plano, que abrange todas as unidades federativas do Brasil, tem como objetivo investigar a possível circulação dos vírus dessas doenças, reforçando a biossegurança nacional e prevenindo doenças com potencial de causar grandes impactos econômicos e ambientais. O trabalho do órgão é garantir que o território mineiro esteja preparado para responder rapidamente a qualquer suspeita dessas doenças, atuando de forma ágil. Isso demonstra o compromisso do IMA com a defesa sanitária e a proteção do setor avícola mineiro.
Fortalecimento da defesa sanitária animal em Minas Gerais
O Laboratório de Saúde Animal (LSA) do IMA, em Belo Horizonte, credenciado no fim do ano passado, para realizar análises de influenza aviária e doença de Newcastle, reforça ainda mais a capacidade do estado em atuar na vigilância sanitária. Agora habilitado para diagnósticos oficiais dessas enfermidades, o LSA amplia o escopo de atuação do estado, garantindo maior agilidade e suporte ao Ministério em possíveis surtos.
Atualmente, as amostras coletadas em Minas Gerais são processadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas. No entanto, o credenciamento do LSA posiciona o estado como referência nacional, trazendo benefícios diretos à segurança agropecuária local.
A importância desse trabalho é evidente nos números: são mais de 156 milhões de aves cadastradas no Instituto, de acordo com dados de janeiro de 2025, destacando o estado como um dos principais polos da avicultura nacional. A saúde dessas aves é um fator determinante para garantir a competitividade das exportações brasileiras e preservar a segurança alimentar, pilares da economia do estado.
Mesmo em um cenário sem emergências, como foi em 2024, o IMA manteve-se vigilante e preparado para intensificar as ações, caso surjam novas notificações ou focos de doenças em 2025. Com essas iniciativas, o instituto reafirma seu papel como protagonista na proteção da avicultura e na defesa da agropecuária em Minas Gerais.
Agropecuária Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes
Agropecuária Epamig orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas
Agropecuária Evento em Montes Claros discute efeitos da crise climática na apicultura
Agropecuária Hortas circulares são alternativa de renda para agricultores familiares em Minas Gerais
Agropecuária Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional
Agropecuária Programa Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morangos em Seritinga Mín. 10° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
