Na segunda-feira (20), Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos pela segunda vez, após quatro anos de administração de Joe Biden. O evento, tradicionalmente realizado na fachada do Capitólio dos EUA, será marcado por mudanças inesperadas devido ao clima frio extremo que atinge a capital americana. O dia de posse, que tradicionalmente inclui juramentos, discursos, desfiles e bailes, foi alterado para se adaptar às condições meteorológicas severas. Temperaturas recordes forçaram a prefeita de Washington, Muriel Bowser, a declarar estado de emergência e a transferir a cerimônia para o interior da rotunda do Capitólio, algo que não acontecia desde a posse de Ronald Reagan em 1985.
Com cerca de 220 mil ingressos esperados para o evento no Capitólio, a mudança de local reduziu drasticamente o número de espectadores presenciais. A posse será realizada na arena Capital One, que acomoda apenas 20 mil pessoas. O evento, que inclui apresentações de artistas e o tradicional desfile pela Avenida Pennsylvania, será transmitido ao vivo para o público em geral. Donald Trump, acompanhado por sua família, fará o juramento de posse às 14h, horário de Brasília, administrado pelo Chefe de Justiça John Roberts.
Durante seu comício de vitória no domingo (19), Trump reiterou sua promessa de que, no primeiro dia de governo, tomará medidas drásticas para reverter políticas de Joe Biden. Entre suas propostas estão a revogação de ordens executivas de Biden e a implementação de decretos que ele considera essenciais para o país. Entre as ações esperadas estão:
Trump também anunciou a intenção de adotar políticas mais rígidas sobre imigração, incluindo limites severos que afetarão a entrada de imigrantes no país.
Em um de seus últimos comícios antes da posse, Trump destacou o sucesso de sua campanha e a vitória política histórica que, segundo ele, foi alcançada em 2024. "Este é o maior movimento político da história americana", disse Trump, enquanto dançava no palco com a banda Village People, celebrando o momento com seus apoiadores. Para o futuro, ele prometeu agir com "velocidade histórica" para resolver as crises que o país enfrenta, reafirmando sua postura combativa.
Em relação ao ataque ao Capitólio, Trump afirmou que concederá perdões a muitas das mais de 1.500 pessoas condenadas ou acusadas por envolvimento no ocorrido, considerando que foram perseguidas injustamente.
O segundo mandato de Trump começa com um cenário de expectativas e incertezas. Sua postura forte contra o governo anterior, as promessas de ação imediata e a movimentação política com foco em mudanças profundas têm gerado debates em todo o país. Resta saber como as políticas de imigração, comércio e segurança serão moldadas nas primeiras semanas de seu governo.
À medida que o presidente eleito se prepara para assumir, a administração de Donald Trump se inicia com uma agenda de mudanças drásticas, reviravoltas políticas e o compromisso de garantir que suas promessas de campanha sejam cumpridas de forma acelerada.
Mín. 12° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 23°
Tempo nublado