A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na manhã desta segunda-feira (7), um homem de 54 anos suspeito de maus-tratos contra um cavalo no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Sabará. O caso ganhou repercussão após um vídeo ser divulgado nas redes sociais, mostrando o suspeito maltratando o animal enquanto puxava uma carroça. Nas imagens, o cavalo, visivelmente exausto, desaba ao chão, enquanto o homem continua a gritar e a chicoteá-lo, provocando revolta na comunidade.
As investigações foram conduzidas pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia em Sabará. O delegado responsável pelo caso, Matheus Henrique Rezende, contou com o apoio de uma equipe composta pelos investigadores Edinei Jorge da Silva, Felipe dos Reis Martins, Matheus Gelmini Albano Ramos e Silvana Aparecida Santos e Silva Carvalho. Também participaram da operação os escrivães Erik Hudson Pereira e Grazielle Montalvão, além da escrivã ad hoc Camila Ferreira Abel. A coordenação regional ficou a cargo do delegado Luciano Guimarães Nascimento, do inspetor regional Allan Ferreira Alves e da subinspetora de investigadores Daniele Meireles da Silveira Goulart.
Durante a ação, realizada na residência do investigado, o cavalo e as carroças utilizadas foram localizados e apreendidos. O suspeito foi conduzido à delegacia, onde um inquérito policial foi instaurado para apuração do crime. Ele responderá pelo artigo 32 da Lei 9605/98, que trata de maus-tratos a animais.
A prisão reforça o compromisso da PCMG em proteger os animais e combater crimes de crueldade. O chefe do 3º Departamento, Helton Cota Lopes, destacou a importância da denúncia por parte da população e o papel das redes sociais na visibilidade de casos como este.
O cavalo resgatado passará por avaliação veterinária e será encaminhado para um local onde receberá os cuidados necessários. A comunidade pode denunciar crimes de maus-tratos a animais pelo telefone 181, disque denúncia unificado.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas