A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para levar a saúde para mais perto da casa dos mineiros, no município de Argirita, na Zona da Mata. A cidade conta agora com a UBS José Antônio Ferreira, na qual foram investidos quase R$ 2 milhões. Com 2.688 habitantes, Argirita tem 100% de cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS).
O repasse do Governo de Minas para construção da UBS em Argirita foi possibilitado pela Resolução SES-MG n° 8753, de 16/5 de 2023, que contemplou diversos municípios com recurso para construção de UBSs.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que a UBS é um local de acolhimento para inverter a lógica de tratar doenças, fazer de fato a promoção da saúde, orientar sobre bons hábitos de vida e fazer exames preventivos, dentro do propósito do Sistema Único de Saúde (SUS).
| ||||
"Temos na SES-MG uma visão que é tornar real o SUS ideal. O centro disso é uma UBS aberta à comunidade para a promoção e prevenção de saúde, para termos uma vida com mais alegrias e menos doenças", afirmou Fábio Baccheretti. | ||||
| ||||
Em Minas, são 350 unidades em construção, sendo 200 do novo modelo. A UBS de Argirita foi a terceira deste novo modelo a ser entregue no estado. A primeira foi em Serra do Salitre e a segunda em Araporã, ambas no Triângulo Mineiro.
Argirita recebeu mais de R$ 2 milhões destinados à APS. Além disso, o Fundo Municipal de Saúde contou, entre 2018 e 2024, com recursos de quase R$ 6 milhões.
Rovana do Carmo Furtado, secretária de Saúde de Argirita, salientou os méritos da UBS partiram da construção, que começou em julho. “A obra foi concluída com qualidade e em tempo tão curto, o que é o exemplo de trabalho conjunto e comprometimento, que representa não apenas um espaço físico, mas uma porta aberta para a dignidade e o cuidado com a saúde”.

A nova unidade proporcionará melhor estrutura para assistência aos usuários do SUS da Argirita, uma boa notícia para moradores da cidade, como Fabrícia Pires Marcella, de 47 anos. “O atendimento de saúde em Argirita é excelente e, agora, com a nova UBS, acredito que vai ficar ainda melhor. A população precisa de assistência, tem os idosos. O projeto foi muito bem construído, é espaçoso e tem um ambiente tranquilo”.
Visita a Leopoldina
Ainda na região, o secretário Fábio Baccheretti esteve em Leopoldina, nessa quinta-feira (26/12), onde visitou também o hospital Casa de Caridade Leopoldinense, referência em atendimento do SUS para cinco municípios nas proximidades.
O secretário Fábio Baccheretti lembrou a importância de investir no hospital para diminuir a fila de espera por cirurgias e destacou a política Opera Mais que, entre 2019 e 2024, já realizou 44.091 cirurgias eletivas em 21 municípios da região.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Machado, disse que a atenção da SES-MG fortalece o município e o hospital para melhorar o atendimento de saúde. Fábio Baccheretti visitou ainda o Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae) de Leopoldina.
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 16° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
