Moradores de Pirapora e Serra do Salitre contam agora com novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), construídas com recursos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) . Em Pirapora, duas unidades foram inauguradas no dia 19/12, enquanto Serra do Salitre recebeu uma nova UBS em 16/12.O investimento total nas três obras ultrapassou R$ 5,3 milhões.
O Governo de Minas pretende alcançar 100% de cobertura de UBS no território mineiro. Para isso, estão sendo entregues mais de 350 unidades em todo o estado. A unidade de Serra do Salitre é pioneira no estado, adotando um novo modelo de construção, e deve iniciar o atendimento à população em março de 2025.
Já as UBSs de Pirapora estão prontas para funcionar. Essas estruturas são fundamentais para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), que contou com R$ 66 milhões da SES-MG somando o investimento feito em APS em Serra do Salitre e Pirapora
De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, o objetivo é garantir que o SUS seja acessível a todos os mineiros. O estado conta, atualmente, com 90% de cobertura de UBS. “Nós temos uma visão na SES-MG que é tornar real o SUS ideal. Vamos fazer de fato 100% de cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS), fazer a promoção de saúde e prevenção chegar em cada município mineiro”.
As Unidades Básicas de Saúde são consideradas a porta de entrada ao serviço de saúde pela população. Nelas são feitos atendimentos que incluem vacinação, consultas médicas, ações das equipes de Saúde da Família, assistência ao pré-natal, atendimento domiciliar, entre outros, em âmbitos individuais e coletivos.
Raimundo Nonato Pinheiro, 64 anos, aposentado e morador do bairro Santos Dumont,em Pirapora, falou da alegria em ver a obra, que estava paralisada há mais de 10 anos, finalmente concluída. “Essa unidade pertinho da gente vai facilitar muito.
Os valores investidos nas três novas UBSs foram repassados pelas resoluções SES/MG nº 9082, de 19 de outubro de 2023, para a unidade de Pirapora, e SES-MG nº 3.561 de 7 dezembro de 2012 e nº 3.771 de 12 de junho de 2013.
Mais saúde perto de casa
Pirapora agora pode contar também com um mamógrafo no Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae), no qual foi investido R$ 1,2 milhão pela SES-MG, e com um aparelho de ultrassom no serviço municipal Centro de Saúde da Mulher, que contou com recurso de R$ 146 mil.
O secretário Fábio Baccheretti, disse que há mais 30 mamógrafos sendo entregues em todo o estado como um compromisso do Governo de Minas em dar um diagnóstico precoce para o câncer de mama. “Isso só é possível equipando e dando todo suporte aos municípios mineiros, ou seja, todos os 843 municípios terão acesso a mamógrafos de última geração”.
Tariana Diniz, dirigente Regional de Saúde de Pirapora, enfatizou que as entregas realizadas beneficiam não somente a população de Pirapora, mas de toda região. “No caso de um novo mamógrafo, que ficará no CEAE, doze municípios serão atendidos”.
Durante a agenda em Pirapora, o secretário de Estado de Saúde também visitou a obra de construção do Pronto Socorro da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire.
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 16° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
