Quinta, 09 de Julho de 2026
(31) 991298046
Política EDUCAÇÃO VISTA DE PE

Vereador Lucas Silva visita as escolas municipais com o objetivo de escutar as demandas e fiscalizar a qualidade da educação de Sabará.

Vereador Lucas Silva visita as escolas municipais com o objetivo de escutar as demandas e fiscalizar a qualidade da educação de Sabará.

19/03/2015 10h50
Por: Glaucia Melo Clark
Vereador Lucas Silva visita as escolas municipais com o objetivo de escutar as demandas e fiscalizar a qualidade da educação de Sabará.

Quando falamos em uma sociedade mais justa e em cidades desenvolvidas, certamente, a questão da educação deve ser tratada como prioridade. O acesso à escola precisa ser garantido e a execução de uma educação de qualidade tem de ser priorizada.

Diante disto, o vereador Lucas tem trabalhado para assegurar que o município cumpra com sua obrigação em oferecer uma boa educação para as crianças e jovens sabarenses e garanta dignidade aos profissionais das escolas.

No último mês ele iniciou uma série de visitas por todas as escolas, para fazer aquilo que ele classifica como trabalho essencial do vereador; fiscalizar e ouvir. São trinta escolas com realidades diferentes e distribuídas por todas as regiões da cidade.

Lucas, que também é professor, diz que hoje o mais urgente para educação sabarense é sanar os prejuízos que a demissão em massa, ocorrida em julho deste ano, ainda traz. Para ele, a falta de professores, cantineiras e serventes tem comprometido o ano letivo de milhares de alunos. O vereador faz questão de destacar o empenho dos diretores e suas equipes, mas apesar do enorme esforço, a falta de profissionais sobrecarrega a todos e consequentemente prejudica a saúde destes trabalhadores e compromete o aprendizado dos alunos.

?Nunca antes a educação sabarense passou por uma situação como a de agora. A falta de planejamento e a morosidade da administração refletem claramente esta realidade?, diz Lucas. Outra questão que ele chama a atenção são as escolas que ainda não dispõem de internet, laboratórios de informática em plenas condições de uso e espaços adequados para a prática de atividade física. A administração precisa estar mais próxima das escolas, muitas precisam de obras de manutenção e até mesmo suprimentos básicos para funcionar.

Durante as visitas, o vereador se inteirou também sobre a execução dos projetos Mais Educação e Mais Cultura, que segundo ele são componentes essenciais para levar o processo de aprendizado para além das sulas de aula.

Na câmara, Lucas sempre traz à tona a questão da educação, seja cobrando um bom serviço ou reiterando a necessidade do município rever urgentemente a política salarial dos professores. Ele enfatiza, também, que assim como muitos municípios, o papel da escola vai além de educar, haja vista, por exemplo, que para muitos alunos a comida do dia está na escola.

Acompanhando de perto as escolas, Lucas busca conhecer melhor a realidade dos alunos e garantir um canal de diálogo da comunidade escolar com a câmara. ?É na educação que está a nossa esperança para uma sociedade melhor e para um futuro para os jovens sabarenses ? conclui.

Aproveitando a data de comemoração do Dia do Professor, o vereador Lucas parabeniza todos os profissionais, em especial, aqueles que dedicaram seus esforços para que a crise da gestão municipal não comprometesse por completo os alunos sabarenses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 05h13
14°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 26°

13° Sensação
1.56 km/h Vento
76% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)

Mín. 13° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Sábado (11/07)

Mín. 14° Máx. 29°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias