O Governo de Minas anunciou, nesta terça-feira (20/5), o pagamento de mais duas parcelas da dívida com os municípios mineiros, num total de R$ 110 milhões do Acordo do Fundo Estadual de Saúde.
Os pagamentos referentes a agosto e setembro foram iniciados nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) . “São mais de R$ 100 milhões chegando lá na ponta para melhorar o atendimento à saúde dos municípios e da população mineira”, destaca a secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Lopes.
O valor total da dívida com os municípios é de R$ 6,7 bilhões (regularização dos repasses financeiros na área da saúde, devidos pela Administração Pública Estadual entre os anos de 2012 e 2020).
O pagamento do Acordo do Fundo Estadual de Saúde foi dividido em 96 parcelas, das quais 24 já foram quitadas, incluindo as duas pagas em agosto, num total de R$ 2,2 bilhões. Outros R$165 milhões, referentes às últimas três parcelas do ano, serão pagos até o mês de dezembro.
O Estado também antecipou três parcelas em fevereiro, num total de R$ 156 milhões, e outras três em maio, no mesmo valor, a fim de melhorar a saúde financeira dos municípios e garantir o funcionamento adequado dos serviços.
“Isso só é possível pelo comprometimento do nosso governador Romeu Zema e do Professor Mateus de consolidar Minas não apenas como um bom pagador das dívidas antigas, mas um estado que cumpre com os seus compromissos e apresenta os resultados”, ressalta Poliana Lopes.
De acordo com a Lei Complementar nº 171/2023, os recursos podem ser utilizados de forma flexível, ou seja, cada prefeito poderá investir e reforçar a sua rede da forma como achar mais adequada, de acordo com as especificidades de cada região.
Instituições filantrópicas
Para dar ainda mais flexibilidade nos pagamentos, do total da dívida, foram retirados R$ 463 milhões devidos a instituições filantrópicas, dos quais R$ 431 milhões já foram pagos de outubro de 2023 a julho de 2024.
Os R$ 32 milhões restantes da dívida total com entidades e consórcios gestores serão pagos já nos próximos meses, cumprindo o compromisso do Governo de Minas de pagar, em até dois anos, a dívida prevista para ser quitada até outubro de 2030.
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina Mín. 16° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
