Minas Gerais continua a se consolidar como um dos melhores estados para se investir no Brasil. A AngloGold Ashanti anunciou um investimento significativo de R$ 1,1 bilhão em todo o país, com R$ 780 milhões destinados exclusivamente a Minas Gerais. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (25/6), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia contou com a presença do governador Romeu Zema, da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia, e da secretária adjunta de Governo, Mila Corrêa da Costa, do Presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o Presidente da Anglogold Ashanti na América Latina, Marcelo Pereira, o prefeito de Nova Lima João Marcelo, comunidade, imprensa e autoridades locais.
Durante as comemorações dos 190 anos da AngloGold Ashanti, Marcelo Pereira, presidente da empresa na América Latina, enfatizou a importância da sustentabilidade. Ele destacou a resiliência da empresa e o compromisso com uma mineração responsável. Pereira anunciou um investimento total de R$ 1,1 bilhão no Brasil em 2024, com R$ 780 milhões destinados a Minas Gerais. Além disso, ele sublinhou o impacto positivo da nova escola SESI em Nova Lima, que preservará o patrimônio histórico enquanto oferece educação de qualidade.
Pereira também mencionou o Projeto Nova Vila, que transformará antigas áreas de mineração em um espaço vibrante de convivência, preservação ambiental e desenvolvimento cultural. "Nosso compromisso com a educação e a sustentabilidade é fundamental para garantir um legado positivo para as futuras gerações," afirmou Pereira, reafirmando o papel da AngloGold Ashanti como um agente de transformação em Minas Gerais e na América Latina.
O governador Romeu Zema celebrou o investimento de R$ 780 milhões da AngloGold Ashanti em Nova Lima, destacando a importância do setor de mineração e a necessidade de melhorar a imagem após as tragédias de Mariana e Brumadinho. "Minas Gerais se orgulha de ser a casa de uma empresa tão sólida e que busca novas formas de crescer de maneira sustentável," disse Zema.
Ele enfatizou a conexão entre mineração e educação, mencionando parcerias com o SENAI que já formaram mais de 35 mil técnicos e atualmente contam com 140 mil alunos em cursos técnicos. O governador também destacou melhorias na saúde e infraestrutura, incluindo a criação de 850 mil empregos formais durante sua gestão, com a expectativa de alcançar um milhão até o final de seu mandato. "Temos crescido de maneira sistemática acima da média nacional," afirmou Zema, concluindo que o melhor ainda está por vir, com grandes obras e investimentos previstos para os próximos anos.
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, ressaltou a profunda conexão entre a AngloGold Ashanti e a cidade, afirmando que a história da empresa se entrelaça com a cultura local. "É impossível encontrar um cidadão novalimense que não tenha algum tipo de relação com a AngloGold," disse ele. Dieguez celebrou a entrega de um casarão histórico à FIEMG e ao SENAI, que abrigará uma nova escola e um espaço social de aprendizado, destacando a parceria com a FIEMG que resultou na criação da primeira escola pública de programação robótica do Brasil.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, enfatizou que a nova Escola SESI Nova Lima será um centro de transformação de vida, oferecendo educação de excelência e preservando o patrimônio histórico local. "Na escola SESI Nova Lima foram investidos R$ 13,5 milhões. A expectativa é que as obras se iniciem ainda neste ano e a abertura da escola ocorra em 2026," afirmou Roscoe. A nova escola terá 1,2 mil vagas, abrangendo ensinos infantil, fundamental e médio, além de aulas de dança, música e teatro.

Boa Notícias!
Nos bastidores do evento, a Folha de Sabará descobriu que o município será contemplado com iniciativas importantíssimas, que serão divulgadas em breve. Além disso, no próximo ano, Sabará voltará a ter uma escola do SENAI, com grandes parcerias e projetos inovadores voltados para a educação, desenvolvimento e crescimento do município. Estas informações você poderá conferir na próxima edição impressa da Folha.
Este investimento não só reforça a importância da AngloGold Ashanti para a economia local, mas também destaca o compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável . Com o apoio do governo estadual e municipal, as iniciativas prometem transformar os municípios, proporcionando um legado positivo para as futuras gerações.
NOVOS RADARES Motoristas de Belo Horizonte devem ficar atentos: 22 novos radares de trânsito serão instalados em pontos estratégicos da capital mineira.
CHRISTIANO XAVIER Assembleia aprova projeto do deputado Delegado Christiano Xavier que garante mais recursos para a segurança
50 ANOS Decisão Contabilidade celebra 50 anos com evento no Cine Theatro Brasil Vallourec
COLUNA MG Destinos mais procurados em Minas
TROCA GRATUITA Troca gratuita de parabólica por antena digital chega a 100% dos municípios mineiros
CRISE CLIMÁTICA ALMG lança Prêmio de Inovação para Enfrentamento da Crise Climática em Minas Gerais Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
