A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (14) autorização para o Espírito Santo tomar empréstimo de US$ 86,1 milhões do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), mais conhecido como Banco Mundial, para financiar o programa de gestão dos recursos hídricos e a revitalização das bacias hidrográficas do estado. O texto em que o Executivo solicita ao Senado a autorização para a operação ( MSF 9/2024 ) recebeu parecer favorável do relator, senador Fabiano Contarato (PT-ES), e segue agora para o Plenário.
A operação de crédito terá prazo total de 300 meses, com carência de 66 meses e 234 parcelas mensais. Destinatário da verba, o Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo é uma das maiores parcerias planejadas pelo estado com o Banco Mundial.
A meta da iniciativa é promover uma gestão integrada sustentável das águas e solo por meio de intervenções nas áreas de recursos hídricos, drenagem, gestão de mananciais, recuperação da cobertura florestal, saneamento ambiental, gestão de riscos e prevenção de desastres.
As ações compreendem proteção e recuperação dos mananciais; recuperação da cobertura florestal; melhoria da eficiência do abastecimento de água; elaboração de plano diretor metropolitano de manejo de águas urbanas; e gestão integrada de risco de desastres, incluindo a melhoria da capacidade de resposta do estado aos eventos extremos da natureza.
Já o Programa para a Conservação e a Revitalização de Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo (Probacias) visa estruturar a gestão e aperfeiçoar o sistema de monitoramento dos recursos hídricos, implantar sistemas de alerta sobre enchentes, reflorestar áreas estratégicas, promover ações de conservação de água e solo, controlar o uso de agrotóxicos, incentivar a assistência técnica e extensão rural e promover ações de educação ambiental.
Em seu relatório, Fabiano Contarato mencionou que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) deu aval para a contratação do empréstimo. A pedido do relator, a comissão também aprovou o regime de urgência da proposta na análise no Plenário. Para ele, a iniciativa “trará enormes ganhos” para o Espírito Santo.
— O estado do Espírito Santo é um exemplo em âmbito nacional com a saúde fiscal, com a responsabilidade fiscal, com a redução da desigualdade. Aqui quero enaltecer a atuação da gestão do governador Renato Casagrande, que tem esse olhar sensível e [que está] andando de mãos dadas com a saúde fiscal e também com a saúde social — disse o relator.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
