Domingo, 21 de Julho de 2024 19:12
(31) 99129-8046
Sociais JORNADA REDUZIDA

AngloGold Ashanti implanta jornada reduzida com semana de 4 dias de trabalho

Produtora de ouro, que em 2024 chega aos 190 anos, adota modalidade que libera empregados na sexta-feira sem cortes de salário ou benefícios; modelo foi aprovado por 90% do público interno

08/05/2024 15h52
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: DANTHI COMUNICAÇÃO
Empregados da AngloGold no escritório em Nova Lima tiveram redução de jornada de 44 para 40 horas semanais
Empregados da AngloGold no escritório em Nova Lima tiveram redução de jornada de 44 para 40 horas semanais

Quintou na AngloGold Ashanti! Em uma iniciativa pioneira, a produtora de ouro passou a adotar a semana de trabalho de quatro dias, sem cortes de salários e benefícios, com a jornada realizada de segunda a quinta-feira e folga na sexta, além do fim de semana. Com a mudança, a carga horária cai de 44 para 40 horas semanais e o expediente passa a ser de 10 horas por dia, com o horário sugerido das 7h às 17h30 e um intervalo de 30 minutos para refeição. A modalidade teve aprovação de 90% do público-alvo e vale para os empregados que exercem atividades administrativas e estão lotados no escritório da empresa, em Nova Lima, na região metropolitana da capital mineira.

A iniciativa segue a tendência mundial pela busca de qualidade de vida e do bem-estar profissional, de modo que os empregados possam aproveitar a folga para descansar, ter mais tempo para dedicar a suas famílias, hobbies, interesses pessoais e autocuidado. A adoção do novo modelo de trabalho posiciona a AngloGold Ashanti como empresa moderna e atenta às mudanças do mercado, frente à sua própria transformação cultural.

O modelo já vinha sendo estudado como política de Recursos Humanos da empresa. Logo após a pandemia da Covid-19, a companhia adotou o sistema híbrido, com dois dias de trabalho presenciais e três em home office. Em fevereiro deste ano, teve início a fase de testes para a jornada de quatro dias, com a orientação para que reuniões não fossem marcadas nas sextas-feiras. Em 1º de abril, todos os empregados passaram a estar de home office na sexta-feira. No fim de abril, a empresa implementou de fato a redução de jornada, que funciona como um projeto piloto de seis meses.

Segundo o vice-presidente de Recursos Humanos da AngloGold Ashanti Latam, Felipe Fagundes, a mudança não é apenas uma reorganização do tempo de trabalho, com a redução semanal de 44 para 40 horas semanais trabalhadas, mas o investimento concreto em um ambiente mais saudável, equilibrado e motivador. “Nosso objetivo central é promover a qualidade de vida, reconhecendo que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é essencial para o desenvolvimento sustentável de todos nós. É essencial para qualquer relação ser sustentável”, afirma.

Vice-presidente de RH, Felipe Fagundes: “Essa medida nos prepara melhor para o futuro das relações de trabalho.”


O executivo destaca que, com a semana de trabalho mais curta, os empregados tendem a estar mais descansados, energizados e motivados durante o trabalho. Isso pode levar ao maior foco e eficiência nas tarefas, com ganho em produtividade. E vai além: “Ao oferecer uma jornada de trabalho mais flexível, fomentamos não apenas a produtividade, mas colocamos a AngloGold Ashanti Brasil entre as empresas de vanguarda em práticas de RH. Em médio prazo, isso pode aumentar a atração e a retenção de talentos e, em longo prazo, nos prepara melhor para o futuro das relações de trabalho”, diz.

A iniciativa também traz um ganho em sustentabilidade ambiental, uma vez que menos dias de trabalho significam menos deslocamentos diários para os empregados, o que pode resultar em uma redução nas emissões de carbono e no impacto ambiental relacionado ao transporte.

Pesquisa interna mostra aprovação

Os dados mostraram que 92% entenderam que trabalhar quatro dias na semana melhoraria sua qualidade de vida. O aumento da jornada de trabalho diária nesses quatro dias, para folgar o quinto dia da semana, teve aprovação de 90% dos empregados participantes da pesquisa. 

Os dados da AngloGold Ashanti vão ao encontro de pesquisas relacionadas ao tema, que mostram que 78% dos profissionais brasileiros gostariam de adotar a semana de trabalho de quatro dias. A maioria, cerca de 76%, acredita que seria mais produtiva com o modelo. Os dados fazem parte de uma pesquisa da WeWork e da Page Outsourcing feita com 10 mil profissionais de cinco países da América Latina, incluindo o Brasil.

Comunicação prévia e avaliação do piloto

Todo um trabalho de comunicação interna vem sendo feito com os empregados que passarão a cumprir a jornada de quatro dias de trabalho, de modo a apoiá-los na adaptação ao novo modelo de trabalho. O objetivo é fornecer o suporte necessário para evitar a realização de horas extras, o não cumprimento de todas as tarefas no prazo dos quatro dias ou qualquer tipo de desconforto para os empregados. Para isso, eles estão sendo orientados a revisar processos, otimizar reuniões, utilizar todas as possibilidades de comunicação para ganhar tempo e, enfim, aproveitar a sexta-feira livre.

Após três meses de implantação, o piloto será avaliado e, a partir do segundo semestre deste ano, a empresa irá avaliar a possibilidade de adoção da escala 4x3 nas operações em suas minas, se comprovada a eficácia e sustentabilidade do modelo para o negócio.

Sobre a AngloGold Ashanti

A AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do Brasil, próxima a completar 190 anos de atuação em 2024, e uma das maiores produtoras de ouro do mundo em atividade no Brasil. Com cerca de 3,3 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por cerca de 13% da produção global de ouro do grupo. Também estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia, sempre em busca de uma mineração segura e sustentável de forma a gerar um legado positivo para as comunidades.

O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, com 10 operações. Empresa de capital aberto, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana. No Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos estados de Minas Gerais e Goiás

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará, MG
Atualizado às 18h05
23°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 26°

23° Sensação
3.6 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 12° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 13° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias