A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (7) um projeto de lei que consolida a distribuição dos recursos da loteria Timemania. O PL 3.723/2021 segue agora para análise da Câmara dos Deputados, se não houver pedido para a votação em Plenário.
A proposta, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), recebeu voto favorável do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), que acatou uma emenda.
—Avaliando aqui, principalmente, a importância da segurança para os times que fazem parte da Timemania e para aqueles que podem entrar, considero extremamente meritório esse projeto—afirmou o relator.
A proposta altera a Lei da Timemania ( Lei 11.345, de 2006 ) e a Lei das Loterias ( Lei 13.756, de 2018 ). O texto original determinava que todos os recursos da Timemania destinados aos clubes serão distribuídos de forma proporcional ao número de indicações feitas pelos apostadores para seus times de preferência.
Atualmente, o critério de distribuição é determinado pelo Decreto 10.941, de 2022, segundo o qual metade dos recursos será distribuída igualmente entre todos os clubes e a outra metade obedecerá à proporção de indicações feitas pelos apostadores. Uma emenda do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), acatada pelo relator, retoma esse modelo.
Ele afirma que basear a distribuição dos recursos somente na escolha dos times de preferência dos apostadores concentra a arrecadação em clubes maiores, que contam com mais torcedores.
“Caso a regra atual fosse alterada para uma distribuição puramente proporcional ao ‘time do coração’, Flamengo, Corinthians e Palmeiras aumentariam suas receitas em 57%, 49% e 45%, respectivamente, enquanto clubes como Volta Redonda, Luverdense e Juazeirense perderiam cerca de 30% de seus recursos”, explicou Alessandro na justificativa da emenda proposta.
O projeto também prevê que o prazo para adesão dos clubes será reaberto a cada dois anos pela Caixa Econômica Federal para que novas equipes possam participar do concurso.
Em seu relatório, Rodrigo Cunha destaca queo projeto não implica custos orçamentários adicionais para o Estado e nem implica em custos regulatórios.
A Lei da Timemania tem como objetivo ajudar financeiramente os clubes de futebol, oferecendo o parcelamento de suas dívidas fiscais e trabalhistas. Ela consiste em um concurso lotérico que utiliza as marcas dos clubes e lhes repassa, em contrapartida, 22% do total arrecadado com os sorteios. Nos bilhetes de aposta, os apostadores podem indicar seu clube favorito.
Em 2022, os clubes foram organizados em dois grupos. O primeiro grupo inclui os times das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro e os melhores classificados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), até o total de 80 equipes. O segundo grupo consiste nos times profissionais que participaram da Timemania até 2021, mas não estão no primeiro grupo.
Atualmente os recursos são distribuídos da seguinte maneira: 11% do total arrecadado em cada sorteio são divididos igualmente entre todos os times dos dois grupos; e 11% são distribuídos entre os times do primeiro grupo, proporcionalmente às apostas indicadas como “Time do Coração”. Esse é o modelo consolidado pelo projeto de lei, com a emenda acatada pelo relator.
“Entendemos que a solução apresentada pelo senador Alessandro Vieira consolida um critério de distribuição mais justo, visando equilibrar a destinação dos recursos, garantindo que uma parte seja distribuída de maneira igualitária entre todos os clubes, e outra metade obedeça à proporcionalidade das entidades desportivas mais indicadas pelos apostadores como sendo a de sua preferência”, afirma Rodrigo Cunha.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
