Sábado, 20 de Julho de 2024 23:07
(31) 99129-8046
Saúde DICAS DA NUTRI

Fevereiro Roxo: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

A prática de atividade física QUANDO LIBERADA PELO MÉDICO ajuda tanto o corpo como a mente.

07/03/2024 14h01
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: ELAINE CHAGAS
Fevereiro Roxo: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

O QUE É LÚPUS: Uma doença autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. O lúpus não é contagioso, ou seja, não se pega, não se transmite. No Brasil, estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres entre 15 e 45 anos, apesar de a doença também poder atingir homens e pessoas de outras idades. As causas do lúpus ainda não são totalmente conhecidas, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. 

PONTO DE VISTA ALIMENTAR E NUTRICIONAL:
Visa auxiliar no controle do quadro inflamatório da doença e das complicações, como controle do risco cardiovascular que parece ser aumentado em pacientes devido à maior frequência de condições associadas à aterosclerose, como dislipidemia, diabetes mellitus e obesidade.

O QUE É FIBROMIALGIA é uma síndrome clínica que se manifesta em dores no corpo todo, principalmente nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles, por longos períodos. Junto com a dor, a doença também causa fadiga, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, dificuldade de memória, concentração e alterações intestinais. 
Apesar de a síndrome atingir pessoas de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e idosos, ela é mais comum em mulheres, principalmente entre os 30 e 60 anos. Em cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são do sexo feminino. Ainda é não se sabe o que causa fibromialgia, mas se trata de uma doença que tem uma associação genética, normalmente ocorre em famílias. 

ALIMENTAÇÃO SAUDAVÉL faz total diferença, uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes. Sem açúcar, menor quantidade de processados, farinha, glúten e manter os níveis de magnésio e Vitamina D adequados é de extrema importância para evitar a gravidade da doença. 

O QUE É ALZHEIMER é um transtorno neurodegenerativo em que a pessoa apresenta dificuldade para se lembrar de informações recentes, desorientação e perda progressiva da capacidade de realizar as tarefas diárias e/ou cuidar de si próprio. Na medida em que a doença piora, a pessoa tende a ficar cada vez mais dependente dos familiares e podem surgir outros sintomas como alterações no comportamento, alucinações, dificuldade para se movimentar e crises convulsivas.
Embora a sua causa não seja completamente conhecida, a doença de Alzheimer é mais comum em pessoas com mais de 65 anos e em caso de histórico familiar da doença. UMA DIETA rica em proteína é muito importante, para manter a massa muscular do paciente já que, existem relatos que alguns pacientes perdem a vontade de fazer as principais refeições, para esses casos e importante conversar com a nutricionista sobre fazer substituições nutritivas, pois neste momento é importante garantir a qualidade do alimento que será consumido para evitar piora no estado da doença. 
O acompanhamento regular de um profissional de saúde é de extrema importância para auxiliar na qualidade de vida do paciente e evitar o avanço acelerado das doenças. Uma alimentação saudável auxilia bastante no controle dos sintomas das doenças. A perda de gordura corporal é importante no seu controle, bem como a correção de determinadas deficiências nutricionais. 

A prática de atividade física QUANDO LIBERADA PELO MÉDICO ajuda tanto o corpo como a mente. 
Acolha quem está ao seu lado, ajude e apoie, o paciente já sofre com a doença, ele não precisa sofrer com o preconceito também. Nenhuma dessas doenças são contagiosas então abraços, carinhos e afetos são sempre bem vindos. 

Essas e outras informações estão na redes sociais @ElaineChagas_nutri.
Um abraço até a próxima edição.
Beijos da Nutri Elaine Chaga

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ELAINE CHAGAS
Sobre ELAINE CHAGAS
Elaine Chagas, mãe de dois filhos, moradora de Sabará e há 16 anos uma pessoa extremamente apaixonada pela nutrição.
Sabará, MG
Atualizado às 20h05
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 28°

19° Sensação
2.57 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 11° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/07)

Mín. 11° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias